Depois de muitos rumores, a NVIDIA finalmente lança nesta quinta-feira (27) a RTX 3050. A nova placa de entrada promete substituir a GTX 1650 e ter uma boa relação de custo benefício.
A GeForce RTX 3050 foi desenvolvida com o poderoso processador gráfico da arquitetura NVIDIA Ampere, que apresenta RT Cores de 2ª geração e Tensor Cores de 3ª geração dedicados. Além disso, possui novos multiprocessadores de streaming e memória G6 de alta velocidade para encarar os games mais atuais.
Suas especificações contam com 2560 núcleos de CUDA , uma API (Interface de programação de aplicações), que é destinada a computação paralela, GPGPU e computação heterogênea. Além disso, acaba trabalhando a frequência boost de 1780 MHz e 8GB no padrão GDDR6 trabalhando a 14 Gbps.
Podemos notar que o desempenho da RTX 3050 chega a ser duas vezes superior em comparação ao da GTX 1650 ao rodar BorderLands 3, demonstrando sua força em rodar jogos em full HD com RayTracing – renderização de gráficos – ativado.
Para evitar a compra destas placas por mineradores, a Nvidia resolveu trabalhar com um Hashrate baixo. As informações obtidas pelo portal VideoCardz, apresentam uma RTX atingindo a velocidade de 20 MH/s durante somente quatro segundos, caindo logo em seguida para 12.5 MH/s operando a 73W.
De acordo com a NVIDIA, existe a garantia que a produção desse chip foi elevada a fim de garantir uma melhor entrega e disponibilidade de placas no mercado para gamers.
Nos Estados Unidos, a placa foi lançada pelo preço inicial de US$ 249, sendo US$ 80 mais barato que uma RTX 3060. A 3050 não terá modelo referência NVIDIA, sendo possível apenas adquirir de parceiros da marca.
Nvidia oficializa placa de vídeo profissional da família RTX