Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Review AMD Threadripper 3990X com 128 Threads

O Processador mais poderoso do Mundo!

0

TECNOLOGIA EMBARCADA

Para falarmos do Threadripper primeiramente precisamos deixar claro sua evolução tecnológica, agora passando a trabalhar no processo de fabricação em 7nm FinFET da TSMC. Essa redução veio junto com toda a Geração Ryzen 3000 que dentre seus maiores benefícios são entregar mais desempenho consumindo energia de maneira mais eficiente.

Tudo isso foi possível a uma troca na construção interna do Threadripper que agora precisou mudar de socket saindo do TR4 para o TRX40 e junto com ele embarcando tecnologias como PCIe 4.0 coisa que outros modelos concorrentes não possuem e em uma plataforma voltada para trabalho um dos principais benefícios é a possibilidade de armazenamento de maior velocidade M.2.

A comunicação que antes era um Problema com as memórias agora foi totalmente retrabalhada, antigamente algumas das áreas do processador nem mesmo contato direto tinham precisando depender de transitar pelo Infinity Fabric para poder concluir a comunicação, isso impactada diretamente na latência do Processador! Agora o contato é direto e com suporte a memórias com frequência de 3200 MHz como Start.

Esse processo de refinamento em sua litografia trouxe ainda algumas outras características legais a melhor delas é a possibilidade de um Clock mais elevado de operação em seus núcleos e uma densidade maior entregando mais performance como resultado.

A evolução na contagem de Núcleos e Threads foi absurdamente grande como podemos notar aqui em baixo e junto com ela o consumo e seu desempenho.

Mas não se assuste com o consumo pois se fragmentarem ele pela contagem de núcleos vamos notar uma eficiência maior agora.

Threadripper 1950X 16 núcleos consumo 180W cerca de 11,25W por núcleo.

Threadripper 2990WX  32 núcleos consumo 250W cerca de 7,81W por núcleo.

Threadripper 3990X 64 núcleos consumo 280W cerca de 4,37W por núcleo.

Essa gigantesca evolução combinado com o ganho de performance e correções para entregar melhor estabilidade fizeram da nova geração do Threadripper a galinha dos ovos de ouro da AMD, atraindo não somente o público mais “comum” mas também grandes estúdios e empresas que aderiram a essa plataforma e processadores.

O Visual Effects Powerhouse Blur Studio utiliza os processadores AMD Ryzen Threadripperde 3ª geração para permanecer na ponta do sangramento do que é possível para o trabalho em VFX. Como exemplo utilizados no novo Terminator: Dark Fate mostrando que o Threadripper foi um peça fundamental no VFX que o Blur Studio entregou para o filme.


SOBRE O THREADRIPPER 3990X

As suas especificações são impressionantes, rompem a barreira do que se imagina em um único Processador.

Núcleos: 64

Divisão: 8×8

Threads: 128

Clock Base: 2.9 GHz

Clock Boost: 4.3 GHz

 

Cache L1: 4 MB

Cache L2: 32 MB

Cache L3: 256 MB

 

Canais de Memória: 4

Memória Máxima: 256 GB

Tipo de Memória: DDR4

Suporte a ECC: Sim

Frequência: 3200 MHz

 

Socket: sTRX4

MB: TRX40

PCIe: 4.0

 

TDP: 280 W

Suporte a Overclock: Sim

Temperatura Max: 95°C


 

CAIXA, PRODUTO E BANCADA DE TESTES

 

Assim como nas gerações anteriores a AMD deu uma diferenciada nas embalagens para trazer um ar de exclusividade maior ao comprador desse segmento.

O processador mantém o mesmo tamanho das gerações anteriores e o mesmo vale para o seu formato retangular. Vale lembrar que apesar de idêntico ele não é compatível com as Placas Mãe da geração passada.

Em nossa bancada de testes para esse processador, utilizamos os seguintes itens

 

Water Cooler Pichau Gaming AQUA X200 240mm RGB

 

 

Placa Mãe ASRock TRX40 Taichi DDR4

 

 

Memória RAM T-Force XTREEM ARGB 3600 MHz set 3200 MHz

 

 

SSD T-Force Cardea ZERO Z440 1TB M.2 PCIe 4.0 + HD’s

 


CLOCK, TEMPERATURA E CONSUMO

 

A primeira coisa que precisamos entender é como o Clock funciona nos processadores atualmente. Quando você compra um Processador seja ele AMD ou Intel e ele vem divulgado como Clock base 3.5GHz clock Boost 4.5GHz, dificilmente você vai ter o clock de 4.5 sendo aplicado a todos os núcleos!

 

 

Sim, apesar de ser vendido como 4.5GHz esse boost é direcionado a alguns núcleos apenas e sob demanda. Para entender melhor vamos olhar o exemplo do Threadripper 3990X.

 

Nessa imagem você pode perceber que ele está com pouca carga em seus núcleos, assim o seu clock fica estável variando entre 4.1 e 4.3GHz que é o clock boost maximo dele.

Assim quando você tem tarefas que utilizam 1, 2, 3 ou 8 threads por exemplo ele pode entregar um clock maior o que resulta em mais desempenho, sem fazer o processador esquentar excessivamente ou consumir muita energia.

 

Quando aplicamos uma carga estressante sob ele colocando seus núcleos para trabalhar a 100% ou próximo disso o próprio gerenciamento do processador baixa o seu clock individual por núcleos para garantir uma temperatura mais baixa de operação e um consumo que não ultrapasse o TDP.

 

 

Nesse exemplo podemos ver o 3990X ainda em Stock mas com uma carga mais elevada de trabalho, com esse clock e uso de 100% dos núcleos ele não ultrapassa seu TDP que é de 280W divulgado pela AMD. Assim você tem a certeza que sempre o máximo que ele vai consumir é algo nesta casa e o seu cooler dimensionado para essa capacidade de dissipação vai dar conta do recado.

 

Se isso não acontecesse, quando o processador tivesse sob baixa carga tudo estaria tranquilo MAS quando fosse colocado muita carga sob ele o Clock mais elevado em todos os núcleos iria gerar uma necessidade de muita energia, que consequentemente iria exigir muito mais de um sistema para dissipar esse calor gerado e caso não fosse eficiente você poderia comprometer o seu processador ou ocasionar desligamentos no mesmo.

 

Não é isso que queremos!

 

Quando rodando em Stock o nosso processador consegue entregar um clock máximo na casa dos 4.2GHz sob demanda e quando está sendo 100% exigido pode cair para casa dos 3GHz o que se considerarmos que ele possui 128 Threads é um valor muito bom.

 

Dentro desses parâmetros podemos encontrar temperaturas de trabalho com sistema ocioso ou com cargas moderadas na casa dos 60 Graus utilizando uma boa solução AIO líquida. Seu consumo dificilmente vai passar da casa dos 160W.

 

Quando utilizamos de maneira mais pesada, fazendo uma renderização ou atividade que consiga utilizar todos os seus núcleos essa temperatura vai dos 65 aos 75 graus facilmente se mantendo nesse teto máximo. O seu clock claramente é afetado nesse ponto trabalhando com uma regra na casa dos 2.9~3.2 GHz assim variando como necessário para se manter dentro dos 280W estipulados em seu TDP.

 

 

Nessa nova geração do ZEN por parte da AMD baixando sua litografia para os 7nm, podemos notar uma trabalho gigantesco em três frentes principais.

 

  • 1 – Trabalhar com maior desempenho no single core
  • 2 – Atingir clock mais elevado em grandes quantias de núcleos
  • 3 – Otimizar seus processadores energeticamente falando

Essa terceira opção vocês podem notar de maneira bem clara na contagem de núcleos de um AMD Threadripper 3990X são 64 núcleos com com consumo de 280W isso quando em full load, fracionando esse valor temos algo como 4,3W por núcleos de consumo enquanto em processadores como o Intel Core I9-9900K que tem um “consumo” por núcleos de 8,75W que claramente representam uma arquitetura em litografia mais alta com clocks elevados. Podemos marcar essa nova geração AMD Ryzen e AMD Threadripper mais eficientes energeticamente que a atual geração comercializada pela Intel.

Um detalhe bem interessante é que nesse ponto podemos notar suas tensões de operação que não passam da casa dos 1.088v … ponto muito importante esse para o próximo passo!


OVERCLOCK

 

Aqui foi uma de nossas grandes surpresas, sempre que pensamos em Overlock em linha extreme imaginamos! Bom muitos núcleos então teremos pouca margem para subir em um Overclock doméstico.

Aqui não foi bem isso que aconteceu, uma surpresa e muito boa

Pela primeira vez eu tive um processador com mais que 32 Threads que aceitasse Clock de maneira tranquila e fácil com vcore relativamente baixo e pontuando muito bem.

Se você quiser saber mais detalhes, eu escrevi essa matéria sobre nosso Overclock lá eu explico melhor toda a evolução e como chegamos a esses resultados.

 

Mas de maneira resumida conseguimos atingir um Clock máximo de 4.225MHz em todos os 128 Threads mas de maneira estável o que seguimos foi 4.125MHz o que é um monstro se considerarmos que estamos falando de 128 Threads. A tensão utilizada você deve imaginar algo na casa dos 1.4v não é mesmo? 

Conseguimos estabilizar ele com 1.256v e rodar todos os Benchmarks e trabalhar com o PC de maneira segura e estável.

 

Esses valores conseguiram garantir pontuações excelentes inclusive várias delas avaliamos no HWBOT emplacando TOP 3 mundial com essa nossa sample.

 

 

É gratificante ver essa medalhas de Bronze, Prata e Ouro S2!

Apesar das lindas pontuações e um desempenho Monstro, os valores a seguir podem impressionar desavisados. A sua temperatura durante o Overclock e testes mais exigentes atingiu a casa dos 95 Graus com um consumo que supera a casa dos 587W, falando somente do Processador! Entendeu agora por que ele não mantem o clock alto em todos os núcleos por padrão? kkk

 

 

 

Mesmo sendo valores bem altos, eu quero deixar bem claro para vocês que eles estão dentro do esperado e aceitável para um processador rodando com essa frequência em tantos núcleos. Uma coisa é você ter  32~36 Threads esquentando em um espaço outra coisa é você ter 128 Threads esquentando no mesmo espaço que 32.

 

 


DESEMPENHO

 

Agora vamos mostrar um pouco desse potencial de maneira aplicada, na prática dentro de testes que vão desde benchmarks single threads até renderizações pesadas mult thread ou Criptografia de dados. Aqui gostaria de agradecer ao amigo Diego Henrique que ajudou na seleção de testes a ser realizados nesse Processador! Vamos ficar devendo somente o LINUX ^^

 

A nossa bateria de testes dessa vez vai ter um total de 7 Processadores de alto desempenho. Alguns dos testes pode ser que não tenhamos os resultados pois a versão atualizada do software e não teríamos a sample para testes nesta data a tempo de incluir o re-teste.

Referência para interpretação desses gráficos que deve ser considerada

Muitas vezes vocês vão ver alguns testes que em Overclock a pontuação é menor que em Stock, mas o que seria isso? Simples! Quanto o teste utiliza 1 ou poucos núcleos como mostramos no início do review o 3990X pode trabalhar até 4.3GHz o que faz essa pontuação desempenhar em 4.3GHz mas como em Overclock realizamos em todos os núcleos o máximo que atingimos foi 4.1GHz o que quando se mede um núcleo isolado representa menos que os 4.3GHz do CPU em Stock.

 

Mas quando rodamos tarefas que utilizam todos os núcleos ai a história inverte, pois os núcleos em Stock baixam para casa dos 3GHz e quando em Overclock se mantém setados a 4.1GHz independente da carga seja 0% ou 100%.

 

Outro ponto é o não suporte de alguns softwares a essa quantidade de threads como exemplo o Blender. Isso sim é um “problema” que a AMD vai trabalhar junto as desenvolvedoras pois agora o patamar de desempenho no HEDT doméstico subiu e muito, mais precisamente a AMD dobrou o teto de desempenho, necessitando a indústria despreparada iniciar um trabalho para chegar e aproveitar todo esse poder.

 

CPU-Z

 

Aqui processadores que tem um Clock mais elevado com Single Core semelhante levam mais vantagem! Possível notar que em Stock como o Single core trabalha com 4.3GHz sua pontuação fica mais elevada que em Overclock.

Já no quando falamos de medir o desempenho de todos os núcleos o 3990X está em casa com seus 128 Theads, aqui ele em Stock faz quase o dobro que o 3970X de 64 Threads mas quando aplicamos Overclock a conta fecha e temos um CPU entregando o dobro de desempenho e tendo um ganho em OC que chega aos 16%.

 

Cinebench R15

Se comparado com o I9-9980XE o 3990X chega a ser 172% mais forte e quando aplicamos um Overclock o valor chega aos incríveis 251% a mais de performance.

 

No Cinebech R15 a mesma coisa se repete e vamos ver isso ao decorrer dos outros testes.

 

Cinebench R20

No single thread a vantagem ainda fica para processadores com menos núcleos e mais clock, lugar onde em GAMES terão mais performance também, uma comparação desnecessária seria comparar o 9900K com o 3990X a diferença chega a beirar os 500% de vantagem para o 3990X.

 

Blender render BMW

Aqui nós temos dois detalhes para notar, o primeiro é que o Blender utiliza apenas 64 Threads dos 128 disponíveis, mesmo forçando o set manual. O outro é vinculado ao primeiro, como temos menos núcleos logo o clock em stock fica mais próximo dos 4.3GHz fazendo em Stock ser levemente mais rápido que em Overclock.

 

Corona Render

 

No Corona a quantidade de núcleos e inclusive o Overclock influenciaram e muito no resultado final que é contado em segundos para conclusão do projeto.

 

 

x264 FHD Benchmark

 

 

 

x265 FHD Benchmark 

 

V-Ray Benchmark

 

 

7-Zip

 

 

VeraCrypt

 


CONCLUSÃO

 

Como podemos observar durante nossos testes realmente o AMD Threadripper 3990X veio para abrir um novo patamar para consumidores do mercado HEDT. Ele não só conseguiu entregar um processador com especificações que impressionam, mas também fazer tudo isso refletir de maneira otimizada na produtividade e seus resultados.

 

De modo geral em Stock podemos falar que ele quase se equipara a dois AMD Threadripper 3970X o que seria justo mas sabemos que não funciona bem assim, depende muito de otimizações e softwares que colocam todo esse poder em prática. Adicionando um Overclock a história muda e temos um processador que realmente dobra o desempenho se comparado ao seu irmão mais modesto 3970X.

 

O valor não é pequeno, algo na casa dos 4 mil dólares que no Brasil vira facilmente 20 Mil reais. Para o público mais purista gamer esse valor pode assustar e muito mas para quem vai trabalhar com esse monstro e fazer do seu tempo dinheiro ele simplesmente é a melhor opção.

 

Dificilmente você vai encontrar um processador que sozinho consiga entregar esse nível de desempenho sem precisar partir para Placa Mãe específicas com dual ou quad socket em servidores que passariam fácil dos 60 mil reais, consumindo mais energia para entregar o mesmo ou até mesmo menos do que vimos aqui.

 

O que o AMD Threadripper 3990X faz é romper uma barreira e trazer coisas que ainda não tínhamos visto nesse mercado HEDT, muito desempenho em um único processador, são 128 Threads. Consumo extremamente baixo para o nível de desempenho que temos aqui! Facilidade na utilização, é plug and play, deu start ele vai dar boot sem problemas, sem incompatibilidades sem instabilidade ou milhões de configurações para fazer funcionar.

 

Vale a Pena?

 

Se você procura a melhor solução do mercado para Renderização de vídeos em massa, Produção, Pós, Efeitos, Encode UHD, Render 3D, Arquitetura, Finalização de Projetos 3D, Renderização de maquetes, SIM! Recomendamos o AMD Threadripper 3990X. O pesar é somente o seu preço, então se dentro do seu orçamento cabe montar um Setup dessa gama, você não vai se arrepender.

 

Do Jr. Eu particularmente nunca tinha tido uma experiência tão boa com HEDT, falo geral desde montar, ligar e tudo funcionar sem enroscos! O desempenho é o melhor que já pude experimentar, não é todo dia que você consegue 128 Threads rodando a 4.1GHz com um setup comum sem utilização de nada extremo. Quando sai o de 256 Threads??? =D

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x