Vídeo completo com a Escolha das Peças e Montagem detalhada.
Desde o lançamento das primeiras linhas AMD Ryzen nos vemos a AMD com um apelo e destaque forte a sua grande contagem de núcleos e threads, em épocas que Core I7 top tinha 4 núcleos a AMD apresentou seus Ryzen 7 com 8 núcleos reais. Mas agora no final de 2019 podemos garantir que a brincadeira chegou a outro patamar! estamos falando de 64 Threads em um Processador para o consumidor final.
O AMD Threadripper 3970X é o pico da cadeia alimentar da AMD no momento, voltado para o público high-end ou HEDT que em resumo quer dizer “Ganhe tempo no seu trabalho e aumente sua Produção” tudo isso em escala de grandes demandas de trabalho. Se você é Engenheiro, Arquiteto, Modelador ou Trabalha com áreas 3D que precisam de muito desempenho bruto a resposta da AMD é para você.
Falando um pouco de sua arquitetura e especificações estamos frente a um Processador que trabalha com a segunda geração da arquitetura ZEN da AMD com adição de litografia mais baixa em 7 nm fabricados pela TSMC. Essa mesma arquitetura que é o coração da Terceira geração de processadores Threadripper equipa os processadores de linha Ryzen 3000 como o Ryzen 9 3950X.
Os números impressionam, estamos falando de 32 Núcleos reais trabalhando com Clock base em 3.7 GHz indo no Boost sob demanda por núcleo até 4.5GHz em seus 64 Threads, tudo isso com 128MB de cache o que é um número impressionante.
Para os Interessados em comprar um processador desse o valor que você vai ter que desembolsar é algo na casa dos 2.000 dólares ou facilmente no Brasil algo como 13 a 14 mil Reais. O seu ecossistema é de um processador linha extreme com direito a suporte a Quad Channel em DDR4 com suporte até 128GB de memória RAM e o seu socket é o TRX40.
Para os nossos testes utilizamos uma Placa Mãe ASRock TRX40 Taichi, equipada com memorias Team Group T-Force Night Hawk e Delta R ambas a 3000 MHz, em sua refrigeração nos testes preliminares utilizamos um Cooler Fryzen MAS já realizamos um Upgrade para testes futuros com o Water Cooler Pichau Gaming AQUA X200 que dá suporte a TRX40.
Em nossa GPU utilizamos uma NVIDIA Geforce RTX 2080 Super de 8GB GDDR6 e uma combinação de SSD’s partindo do principal que é um Team Group CARDEA ZERO Z440 de 1TB M.2 já em PCIe 4.0 atingindo velocidades altíssimas e na secundária SSD WD Black SN750 1TB no padrão PCIe 3.0.
Em nossas primeira experiência já encontramos um sistema muito estável que de primeira já subiu a BIOS reconheceu as memórias e pediu um sistema operacional! sem complicações, travamentos ou incompatibilidades muito comuns em plataformas mais high-end. Após algumas horas formatando, instalando drivers e softwares e deixando o sistema todo otimizado, iniciamos nossa bateria de testes. Com um primeiro monitoramento eu consegui medir várias informações do sistema por pouco mais que 3 Horas.
A primeira delas foi o “consumo” do Processador! Em atividades mistas como Benchmarks, ocioso, Full load, Jogos, navegação e Workflow durante 3 horas conseguimos observar um consumo médio na casa dos 64,6W atingindo seu pico máximo na casa dos 286,9W um número bem elevado MAS dentro das normalidades quando o assunto é linha extreme.
Ligado direto a isso encontramos as temperaturas! e aqui vem um ALERTA!!! processadores AMD TRX40 ou TR4 não são compatíveis com todos os Cooler e Water Coolers do mercado, na verdade são poucos os modelos compatíveis. Nesse caso aqui tínhamos um Fryzen que dá suporte ao socket e foi com ele que fizemos esses testes MAS nesse meio tempo acabou chegando o Pichau Gaming AQUA X200 que dá suporte ao TRX40 do novo Threadripper.
Dentro dos mesmo parâmetros do teste acima, na temperatura conseguimos uma média de 49 Graus com pico máximo de 80 Graus e quando acima dos 70 Graus o processador sofre um declínio em seu clock para assegurar o processador.
Apesar de ser numero altos, sempre se deve olhar que são processadores com 64 Threads dentro de um Processador, além disso o TDP divulgado pela AMD é de 280W então está tudo dentro do que podemos esperar pelas especificações.
Agora vamos aos Testes Sintéticos!
Em nossa bateria de testes utilizamos os seguintes Processadores:
- AMD Threadripper 3970X (64T) Asrock TRX40 Taich, 32GB 3000MHz
- AMD Threadripper 2990WX (64T) Asus ROG Zenith Extreme, 32GB 3000MHz
- AMD Threadripper 2950X (32T) Asus ROG Zenith Extreme, 32GB 3000MHz
- Intel Core I9-9980XE (36T) Asus PRIME X299-A II, 32GB 3000MHz
- AMD Ryzen 9 3950X (32T) X570, 32GB 3000MHz
- AMD Ryzen 9 3950X (32T) B450, 32GB 3000MHz
- Intel Core I9-9900K (16T) Z370, 32GB 3000MHz
Os testes foram retirados de nossa base de dados e ambos estão em Stock.
CPU-Z | Single Thread | Prontos – Maior = Melhor
Aqui nós conseguimos observar a avanço nítido que teve no desempenho por núcleos dos processadores AMD Threadripper. Se comparado com o 2990WX da geração passada são 81.6 pontos a mais com o 3970X.
CPU-Z | Multi Thread | Prontos – Maior = Melhor
Quando falamos em Multi Thread o resultado não é diferente, uma diferença que era possível ver em processadores com contagem de núcleos menores agora em CPU’s com a mesma quantia de núcleos.
Corona Render RAY TRACING | Multi Thread | Tempo em Segundos – Menor = Melhor
No Corona conseguimos ver bem na prática aplicado essa diferença de desempenho.
Blender Render BMW | Multi Thread | Tempo em Segundos – Menor = Melhor
Os pontos são ótimos para se comparar mas a real diferença está aqui! no tempo, produção. No blender conseguimos ver o quão mais rápido você consegue concluir renderizações complexas em softwares especializados.
Cinebench R15 | Single Thread | Pontos – Maior = Melhor
Praticamente um empate com os irmãos da linha Ryzen.
Cinebench R15 | Multi Thread | Pontos – Maior = Melhor
Apresentando grande diferença quando se tem muitos núcleos para concluir a tarefa e os mesmo são utilizados.
Cinebench R20 | Single Thread | Pontos – Maior = Melhor
Um detalhe que é interessante mencionar é que na maioria dos casos os clocks do 3970X se mantém acima dos 4GHz o que é um valor muito bom para um CPU como esse.
Cinebench R20 | Multi Thread | Pontos – Maior = Melhor
Mesmo quando se utilizando todos os núcleos.
Ainda como informação extra, em renderização de Vídeo com Adobe Premiere PRO CC esse CPU é capaz de fazer o render de um Vídeo em Full HD VBR2 20/40 com vários efeitos e transições em pouco mais que 13 minutos! detalhe o vídeo tem 15 minutos.
Agora mudando de assunto e partindo para o universo dos JOGOS.
Aqui o nosso objetivo é “simples” empurrar muitos FPS sem deixar a Qualidade de lado pois ninguém vai jogar com GAME no LOW em um PC desses! Para isso vamos utilizar uma Geforce RTX 2080 Super QUE É uma das GPU’s mais fortes do momento e sobra para Full HD.
CS:GO | 1920x1080p | Muito Baixo (Preset competitivo)
Assassin’s Creed Odyssey | 1920x1080p | Muito Alto
Deus Ex Mankind Divided | 1920x1080p | Medio
Far Cry Primal | 1920x1080p | Ultra
For Honor | 1920x1080p | Extremo
Grand Theft Auto V | 1920x1080p | Muito Alto
The Division 2 | 1920x1080p | Alto
Rainbow Six Siege | 1920x1080p | All MAX.
The Witcher 3 | 1920x1080p | Ultra
Se calcular depois de todos esses testes em JOGOS a nossa média Geral vamos chegar a esse resultado:
Ambos os Processadores atingindo um TETO em Games sem ter uma diferença prática perceptível, ocorrendo essa diferença quando comparamos com números lado a lado os CPUs.
Ainda em Jogos o REI é o Intel Core i9-9900K ou KS com o teto de desempenho em empate com o Ryzen 9 3950X quando se utilizando uma Plataforma X570, o que é muito interessante notar é que diferente de outras gerações, agora um processador com muitos núcleos no caso 32 do 3970X consegue igualar FPS com CPUs focados para jogos como é o caso do Ryzen 9 3900X.
Conclusão
Para JOGOS exclusivamente o AMD Threadripper 3970X não é um processador que fecha a conta, ele entrega sim um bom desempenho em JOGOS mas existem opções mais baratas que entregam igual ou mais FPS.
Claro que o foco dele não é esse mas mesmo assim ele cumpre essa tarefa bem.
Agora quando falamos de aplicações que exigem muito o processador e para trabalho o workflow do 3970X eu diria que é o melhor que já pude experimentar até hoje. Entregando não somente uma estabilidade com diferentes aplicações ao mesmo tempo (todas pesadas) mas conseguindo ser o processador mais rápido que já passou pelas minhas mãos quando se precisa renderizar grandes arquivos.
Isso se deve a um conjunto de fatores como, melhora no IPC, aumento de Clock, muitos núcleos e threads e uma boa comunicação com as memórias.
Eu recomendo?…
Se você vai exclusivamente Jogar! NÃO, eu não recomendo.
Se você vai trabalhar e ganhar dinheiro com a máquina! SIM, essa é a melhor opção que existe em processadores disponível para grande massa.
Se vai jogar e trabalhar! SIM, ele cumpre e muito bem as duas tarefas… recomendado para Streaming.
e sobre o Preço…? Apesar de ser um valor elevado 2 mil dólares, ele se mostra mais barato que seus concorrentes, estando com o valor de acordo com o mercado e se tornando até mais custo x benefício por entregar maior performance em vários casos.
Espero que tenham gostado, caso queira saber mais detalhes acesse: https://www.youtube.com/pichauinfo
Review por: Junior Pichau / @luizctjr