Segundo uma notícia publicada pelo Videocardz na última quarta-feira (29), a Radeon RX 7900 XT/XTX teve um aumento considerável em suas vendas na China. O crescimento de popularidade se dá devido ao recente banimento da RTX 4090 no país, que sofre com as sanções impostas pelo governo estadunidense.
- NVIDIA Adiciona 15 Novos Jogos Ao GeForce NOW
- Rumores Indicam GeForce RTX 4090 D Como Modelo Adequado Pela NVIDIA Para A China
O fórum Board Channel, que permite que as fontes das fabricantes revelem informações anonimamente, é o responsável pelo levantamento. Ainda de acordo com o fórum, a AMD tem tido dificuldade para suprir a demanda dessas placas de vídeo no mercado chinês, situação que pode se estender até o primeiro trimestre de 2024.
É importante ressaltar que as medidas impostas à China e outros mais de 40 países não incluem o banimento das linhas high-end da AMD, proibindo exclusivamente a comercialização da NVIDIA RTX 4090. Todavia, um documento vazado da Dell mostra que a empresa pediu para que seus parceiros não vendessem produtos com as GPUs RX 7900 ou AMD Instinct.
Não seria nenhuma surpresa se as sanções e a consequente falta de estoque afetassem todo o mercado mundial de hardware. O grande boom da mineração de criptomoedas, por exemplo, foi responsável por diversas variações no preço e disponibilidade de placas de vídeo.