De acordo com uma publicação do PC Gamer desta quinta-feira (25), uma queda significativa nas ações afetou a NVIDIA e outras empresas que atuam no ramo da inteligência artificial.
O declínio observado foi de 6,8%, número que chama atenção por contrariar o recente histórico de crescimento da IA, que fez, por exemplo, com que a corporação comandada por Jensen Huang, líder isolada em hardware do setor, figurasse por um tempo como a empresa de tecnologia mais valiosa do mundo.
- NVIDIA Planeja Versão Da GPU B200 Para O Mercado Chinês Em Meio Às Sanções Dos EUA
- Elon Musk Revela Que Supercomputador Equipado Com 100 Mil GPUs NVIDIA H100 Foi Ligado
Dentre as organizações afetadas, é possível observar outras gigantes que também observaram perda, como: Alphabet, Apple, Microsoft e Tesla.
É importante destacar, entretanto, que a queda nas ações não necessariamente indicam um mau momento ou falta de lucratividade das organizações.
A SK Hynix, que também apresenta diminuição, fornece suas memórias para a NVIDIA, e mesmo com o aparente declínio, registrou altos lucros trimestrais.
Analistas explicam
Os próprios analistas afirmam que a decadência não ações não representam problemas iminentes. Todavia, alertam que o momento pode ser reflexo de uma correção de mercado causada pelo ajuste de expectativas dos investidores em relação ao valor futuro destas empresas.
“Os preços das ações flutuam e podem refletir uma variedade de fatores, nem todos diretamente ligados ao desempenho corrente da empresa”, argumenta um especialista financeiro.
“A preocupação com os custos associados ao desenvolvimento da IA, sem os retornos imediatos em receita, está fazendo os investidores repensarem suas estratégias”, garante Jun Bei Liu, gestor da Tribeca Investment Partners.