De acordo com uma publicação do Tom’s Hardware desta quinta-feira (25), a Qualcomm está enfrentando acusações de manipulação de benchmarks dos novos processadores Snapdragon X Elite e Plus, feitas pelo site SemiAccurate.
Os CPUs para laptop, que tiveram seu anúncio finalizado ontem, foram divulgados como potenciais concorrentes dos chips produzidos por AMD, Apple e Intel. No entanto, a denúncia afirma que os testes divulgados estão divergindo bastante da realidade.
- Qualcomm Revela Oficialmente Processadores Snapdragon X E Plus
- Qualcomm Divulgará Informações Sobre Processador Snapdragon X Na Próxima Semana
O SemiAccurate, inclusive, afirma ter fontes internas e confiáveis na Qualcomm, além de dois grandes OEMs, ou seja, fabricantes que montam e desenvolvem produtos para outras empresas, que garantem que os benchmarks são impossíveis de serem recriados
Um representante oficial da empresa dona dos CPUs Snapdragon entrou em contato com o Tom’s Hardware, afirmando que: “A Qualcomm segue confiando no desempenho mostrado e está entusiasmada com o fato de os consumidores poderão colocar as mãos nos dispositivos Snapdragon X Elite e X Plus em breve”.
Todavia, vale destacar que esta não é a primeira vez que os números divulgados pela empresa estadunidense chamam a atenção.
Em outubro do último ano, a corporação aproveitou a conferência Snapdragon Summit para mostrar os primeiros benchmarks dos processadores X Elite, mas os dados divulgados foram considerados uma caixa preta, haja vista que ninguém no evento conseguiu ver as configurações usadas para testes e os gráficos eram vagos e sem comparações de desempenho com os concorrentes.
O SemiAcurrate revela ainda que nenhum OEM foi capaz de replicar os números de teste mostrado pela Qualcomm. Os valores observados foram descritos pelo site como “muito abaixo de 50% do divulgado”.
Por fim, os engenheiros da corporação rebatem culpando a má otimização do Windows rodando no Arm e o mau resfriamento. Todavia, mesmo com as melhores opções de resfriamento, o site defende que ainda assim os testes não podem ser reproduzidos.