Escolher uma placa de vídeo pode parecer uma tarefa simples, mas escolher entre as muitas opções disponíveis no mercado pode causar uma certa confusão, principalmente quando se fala das placas GeForce da NVIDIA. GTX e RTX, qual a diferença? Qual é melhor? Acompanhe-nos neste guia que explicaremos mais sobre as duas famílias de GPU da linha GeForce.
A NVIDIA lançou sua primeira placa de vídeo de alto desempenho em 1999, com a GeForce 256. Esse modelo era o sucessor da RIVA-TNT2, e foi a primeira placa gráfica para computadores pessoais a calcular a geometria de transformação e iluminação, tirando essa função do processador.
O que é uma placa de vídeo GTX?
– Quais as características?
GTX é um acrônimo para Giga-Texel Extreme, e passou a ser usada nas séries de placas GeForce a partir de 2005, com o lançamento da GeForce 7800 GTX. Inicialmente, era usado como forma de identificar placas com maior poder de processamento gráfico, ao utilizar técnicas que aumentavam os cálculos das texturas das aplicações.
– Quais são as placas de vídeo da família GTX?
De 2005 até 2019, todas as GPUs da linha GeForce receberam o nome GTX junto no número de série, e compôs cerca de 14 famílias de placas de vídeos para o público gamer. A família GTX começou na série 7 da linha Geforce, passou por diversas gerações ao longo dos anos, até chegar nas mais recentes Geforce GTX 900, GTX 1000 e GTX 1600, junto das variantes Super e Ti.
O que é uma placa de vídeo RTX?
– Quais as características?
A partir de 2019, simultaneamente com a série GeForce GTX 1600, a NVIDIA lançou a GeForce RTX 20, trazendo uma nova tecnologia para processamento de gráficos 3D. RTX é o acrônimo para Ray Tracing Extreme, e passou a compor a principal linha de GPU para jogos da empresa.
Ray Tracing Extreme
As placas RTX possuem recursos dedicados para o processamento de Ray Tracing, ou rastreamento de raios, que já eram utilizadas na indústria cinematográfica. Usando núcleos desenvolvidos exclusivamente para a tecnologia, as placas se tornam capazes de renderizar jogos com efeitos de iluminação e reflexos mais realistas sem perder a capacidade de desempenho, quando aliada às outras tecnologias aceleradas por inteligência artificial.
– Quais são as placas de vídeo da família RTX?
Atualmente a família RTX é formada pelas séries GeForce 20, lançada em 2019, GeForce 30, com as primeiras placas RTX 3080 e 3090 lançadas em setembro de 2020, e as mais recentes GeForce 40, com o primeiro modelo da série lançado em outubro de 2022, a RTX 4090.
GTX e RTX, quais são as diferenças?
É possível considerar que as GPUs GeForce RTX são sucessoras das GeForce GTX, já que as placas dedicadas para o rastreamento de raios recebem núcleos de processamentos mais robustos e maior capacidade de memórias integradas. Entretanto, as placas GTX mais recentes, como a série GeForce 16, ainda desempenham bem em alguns jogos mais atuais por preços mais acessíveis.
– Qualidade gráfica
Ambas as famílias GeForce entregam qualidade gráfica, entretanto as RTX se destacam por serem mais recentes e possuírem suporte à tecnologia Ray Tracing, fazendo com que a placa RTX série 20 mais baixa consiga entregar melhor qualidade de imagem do que uma GTX série 16 intermediária.
– Performance
No quesito de desempenho, as placas RTX superam as GTX por serem fabricadas com componentes mais recentes e atualizados, e com maior capacidade, como memórias VRAM maiores e maior contagem de núcleos de processamentos.
As arquiteturas da GTX são Pascal (GDDR5) com 16 nm (nanômetro) de distância entre os transistores e Turing (GDDR6) com 12 nm. Já a arquitetura da RTX é Ampere (GDDR6) com 8 nm de distância, que resulta em mais unidades de transistores e melhor desempenho de sinais elétricos, além de ter Tensor Cores para melhor processamento.
– Durabilidade
A GTX tem uma boa durabilidade, mas, assim como nos quesitos anteriores, as placas RTX saem na frente, visto que a tecnologia mais avançada auxilia neste aspecto. Um bom exemplo são as placas RTX com LHR (Lite Hash Rate), que limitam a mineração de criptomoedas – ideal para usuários que não querem minerar pelo stress contínuo no equipamento em alta temperatura e visam proteção contra malwares mineradores.
– Preço
As placas de vídeo GTX são muito mais baratas que as RTX justamente por serem mais antigas. É importante ressaltar que a GTX teve a produção reduzida há muito tempo, com apenas a GTX 1650 e GTX 1660 ainda disponíveis facilmente no mercado por serem de 2019.
Para exemplificar com um mesmo parâmetro de fabricante e linha, a ASUS GeForce GTX 1650 Phoenix Evo 4GB é R$ 500 mais barata que a ASUS GeForce RTX 3050 Phoenix V2 8GB – preço que é justificado pela diferença tecnológica de cada dispositivo.
Qual é melhor GTX ou RTX?
A RTX é melhor que a GTX por diversos motivos, como acesso ao ray tracing e estrutura otimizada dos componentes, que justificam um melhor custo-benefício. É claro que tudo depende de quanto você tem disponível para comprar uma placa de vídeo, mas lembre-se que ao comprar uma tecnologia mais antiga você terá que fazer um upgrade muito mais cedo, resultando apenas em uma economia momentânea.
Onde comprar minha placa de vídeo?
Na Pichau existe uma seção completa com placas de vídeo GeForce das mais variadas fabricantes, em que você encontra das mais antigas GTX 1650, para uma build mais econômica, até as novas RTX 3000 e RTX 4000, para um setup mais robusto.
Conclusão
Ao montar o seu computador, um dos principais componentes é a placa de vídeo e ter esse cuidado na escolha vai facilitar muito a sua vida. A GTX pode ser uma escolha boa para quem tem uma renda limitada no momento, mas ainda quer qualidade para jogar alguns games antigos ou com baixo requerimentos.
Já a RTX é a opção indicada para todos os outros casos pela tecnologia de ray tracing ser amplamente utilizada nos games, além da arquitetura mais recente garantir um bom desempenho por um período maior, principalmente se você estiver pensando em um computador intermediário para rodar em 1080p e com boa longevidade.