De acordo com uma publicação do WCCFTech da última quinta-feira (04), o PlayStation 4, console da Sony, foi um dos responsáveis por salvar a AMD da falência. A afirmação foi feita por Renato Fragale, diretor de negócios para games e PC da corporação, através de um trecho de seu currículo oficial no LinkedIn.
O executivo foi gerente sênior de desenvolvimento e engenharia de produtos do time vermelho entre junho de 2012 a julho de 2014. Confira abaixo como o funcionário descreve sua atuação na época:
- Patrocinada Pela Pichau E AMD, New Icons Jogará A Esports World Cup
- AMD Aprimora FSR 3.1, Mas Tecnologia Ainda Fica Atrás Das Soluções De NVIDIA E Intel
“Gerenciei um time de desenvolvimento de produto de 15 pessoas para o Sony PlayStation 4 (PS4), que vendeu mais de 91 milhões de unidades até hoje. Visto como um dos lançamentos melhor sucedidos da história da AMD, ajudando a AMD a evitar a falência”, explica Renato.
É importante destacar que o número de 91 milhões de unidades vendidas está desatualizado, e os últimos levantamentos mostram que já foram comercializados mais de 115 milhões de PS4.
Outro ponto importante que merece ser lembrado é que o Xbox One, principal concorrente do console da Sony em sua categoria, também usa hardware AMD. Todavia, o modelo foi bem menos popular, com cerca de 58 milhões de vendas, o que pode explicar a ausência do videogame no currículo de Renato Fragale.
Vale ressaltar ainda que a descrição foi escrita pelo próprio executivo em seu currículo. Deste modo, é possível que a situação não tenha sido tão impactante assim, por mais que o PS4 tenha vendido muito e sido um dos consoles mais populares de todos os tempos, e funcione como uma propaganda de seu perfil.