A linha de processadores Ryzen foi lançada oficialmente pela AMD em 2017, com a série 1000 voltada para desktops. Os CPUs tiveram a missão de substituir os chips FX e ampliar a participação da fabricante no mercado, que até aquele momento era baixa. Em seguida, a empresa também lançou sua primeira linha de chips para notebooks baseada na mesma arquitetura.
- Conheça O T-FORCE DARK AirFlow I, Cooler Da Teamgroup Para SSDs M.2 PCIe 5.0
- Conheça As Memórias RAM Da Teamgroup Preparadas Para Overclock
Atualmente, a AMD possui um cardápio com diversas opções de processadores disponíveis, que atendem aos mais diversos tipos de necessidades e usuários, incluindo chips potentes preparados para o público gamer.
Os chips Ryzen, assim como os da Intel, são divididos por números, sendo eles: Ryzen 3, Ryzen 5, Ryzen 7 e Ryzen 9. Os números são os definidores do desempenho e, além deles, existem ainda séries que determinam as gerações. Confira abaixo a explicação completa:
Funcionamento dos processadores AMD Ryzen
Assim como os outros processadores, os AMD Ryzen processam as informações através de sua CPU. A diferença, entretanto, é que alguns modelos desta linha contam com GPUs integradas, o que significa que é um chip especializado em processamento gráfico. A AMD chama a combinação de CPU + GPU integrada de APU, que significa Unidade de Processamento Acelerado.
Os processadores AMD Ryzen são compostos por:
- CPU: cada chip possui dois ou mais núcleos de CPU que respondem pela execução dos processos. Para otimizar o fluxo de processamento, muitos chips também contam com dois threads para cada núcleo;
- GPU: processa dados gráficos, como renderizações de jogos e do conteúdo gerado em softwares de edição vídeo.
- Memória cache: fornece acesso rápido a dados essenciais para a tarefa em execução. É dividida nos níveis de cache L1, L2 e L3. Quanto mais baixo o nível, mais rápida é a memória cache;
- Controladores: são componentes que habilitam o processador a lidar com recursos específicos, como conexões HDMI, USB e SATA, e memória RAM;
- Infinity Fabric: é uma tecnologia que interconecta as estruturas do processador para facilitar a troca de dados entre os diferentes componentes.
Qual a diferença entre Ryzen 3, 5, 7 e 9?
Os números que são usados como sufixo indicam o segmento do processador. É intuitivo, uma vez que quanto mais alto o número, mais avançado é o modelo.
Ryzen 3
São os processadores de entrada da família, o que significa que são mais acessíveis São indicados para atividades pouco exigentes, como navegar na internet, editar textos, jogar jogos leves e reproduzir vídeos simples.
Ryzen 5
É uma linha intermediária que está um passo acima da Ryzen 3. Estes chips são indicados para tarefas que exigem um pouco mais de performance.
Ryzen 7
São CPUs de alto desempenho, indicadas para tarefas exigentes, como edição de áudio ou vídeo e jogos pesados.
Ryzen 9
Nesta classificação estão os processadores topo de linha da AMD. Os chips são indicados para quem busca o máximo de velocidade em games ou tarefas profissionais. Por isso, os modelos da família são os mais caros e os que mais consomem energia.
As séries dos processadores AMD Ryzen
As séries também compõem a nomenclatura completa dos processadores AMD Ryzen, e indicam a geração dele. Quanto maior for a série, mais recente é o chip. De maneira geral, são divididas da seguinte forma:
Ryzen 7000
Série lançada pela AMD em agosto de 2022, conta com até 16 núcleos de CPU. É baseado na microarquitetura Zen 4, além de possuir suporte ao PCIe 5.0. São processadores focados em desempenho.
Ryzen 6000
Revelada no início de 2022, é uma série baseada na microarquitetura Zen 3+ de 6 nanômetros. É a primeira série a contar com GPUs Radeon RDNA 2 nas APUs para mais desempenho em jogos. Possui também suporte a memórias DDR5 e LPDDR5.
Ryzen 5000
Anunciada em outubro de 2020 e baseada na microarquitetura Zen 3, que possui cerca de 20% a mais de desempenho que a geração anterior, mesmo com a litografia de 7 nanômetros. Conta com até 16 núcleos no desktop e oito em notebooks.
Ryzen 4000
Lançados no começo de 2020, são chips de microarquitetura Zen 2, processo de fabricação de 7 nanômetros e até oito núcleos. São considerados versões melhoradas da série 3000.
Ryzen 3000
Foi anunciada em 2019 com base na microarquitetura Zen 2 e tecnologia de 7 nanômetros. Possui até 16 núcleos e introduziu o suporte ao PCIe 4.0. As APUs para notebooks contam com arquitetura Zen+ e Zen.
Ryzen 2000
Introduzida em 2018, é construída nas arquiteturas Zen e Zen+. As versões para notebooks possuem integrada uma GPU Radeon. No desktop, os modelos Ryzen 2000G têm placas de vídeo.
Ryzen 1000
Primeiro modelo a ser lançado, em 2017, são processadores de microarquitetura Zen de primeira geração e litografia de 14 nanômetros para desktops. Tem modelos com até oito núcleos, mas nenhum conta com GPU integrada.
A nomenclatura dos processadores AMD Ryzen
Os nomes dos processadores AMD Ryzen são geralmente compostos por quatro dígitos, cada um com seu significado, sendo eles:
- 1º dígito: identifica a geração do chip. Quanto maior o número, mais recente é o chip;
- 2º dígito: identifica o desempenho. Quanto mais alto, maior a potência;
- 3º e 4º dígitos: servem para diferenciação dos modelos de uma mesma categoria.
Sendo assim, podemos entender, por exemplo, que o AMD Ryzen 9 7900 é da série 7000 (7) e é de alto desempenho (9).
Além dos números, podem existir letras que aparecem como sufixo e identificam características específicas. As letras existentes são:
- X: designa os chips com as frequências mais altas e o melhor desempenho por núcleo;
- G: informa que o chip tem gráficos integrados. Geralmente, esse sufixo é usado em modelos de baixo custo;
- S: indica que o chip tem clock reduzido e foco em eficiência energética;
- GE: indica que o chip tem clock reduzido para eficiência energética, além de gráficos integrados;
- XT: designa CPUs com clocks elevados, geralmente lançados como edições especiais;
- H: indica taxa de clock alta, mas TDP controlado. São destinados a modelos Ryzen para notebooks;
- F: informa que o chip não tem GPU integrada;
- HS: indica TDP reduzido, geralmente na faixa de 35 W, para notebooks focados em eficiência energética;
- HX: informa que o chip tem TDP igual ou acima de 55 W;
- AF: designa chips Ryzen de baixo custo;
- C: indica que o chip tem TDP inferior a 28 W e é indicado para Chromebooks;
- U: informa que o chip tem TDP baixo e é direcionado a notebooks ultrafinos;
- 3D: indica que o chip tem tecnologia AMD 3D V-Cache, que aumenta a capacidade da memória cache. Pode ser combinado com outro sufixo, como em Ryzen 9 7950X3D.
AMD Ryzen Z
Ao pesquisar sobre os processadores AMD Ryzen, é possível encontrar informações sobre o AMD Ryzen Z. Trata-se de uma linha de APUs desenvolvida especificamente para equipar videogames portáteis. Os modelos de estreia da linha são os chips Ryzen Z1 e Ryzen Z1 Extreme, ambos com arquitetura Zen 4 e gráficos RDNA 3. A estreia da linha ocorreu com o Asus ROG Ally.
AMD Ryzen Threadripper
Os processadores AMD Ryzen Threadripper são modelos de alto desempenho destinados a computadores para uso profissional que lidam com cargas de trabalho pesadas, o que faz com que estes CPUs possuam diversos núcleos. O Ryzen Threadripper PRO 7995WX, por exemplo, possui incríveis 96 núcleos e 192 threads Zen 4 operando em até 5.1 GHz.
Este chip, inclusive, será lançado somente no mês de novembro, mas já é o recordista mundial de desempenho no benchmark PassMark. O modelo obteve 158.518 pontos, ficando 10% acima do 7985WX, novo segundo colocado.
Os lançamentos desbancaram inclusive os poderosos AMD EPYC, modelos com foco em servidores que possuem 96 núcleos e 192 threads.
O desempenho das GPUs integradas em jogos
As APUs são uma alternativa mais barata aos processadores sem unidade de processamento e que exigem uma GPU dedicada para rodar bem os jogos. Por conta disso, os chips Ryzen com GPU Radeon integrada são capazes rodar jogos com qualidade gráfica básica ou mediana. Para aqueles que buscam um desempenho melhor e gráficos detalhados, o recomendado é que se tenha uma GPU dedicada.
Equivalência dos processadores AMD com CPUs Intel
Cada categoria de chips Ryzen tem uma linha equivalente na Intel:
- AMD Ryzen 3: equivalente a Intel Core i3;
- AMD Ryzen 5: equivalente a Intel Core i5;
- AMD Ryzen 7: equivalente a Intel Core i7;
- AMD Ryzen 9: equivalente a Intel Core i9 ;
Leia também: Entenda de uma vez por todas a nomenclatura dos Processadores Intel e como escolher o modelo ideal para você
Os processadores AMD disponíveis na Pichau
A Pichau conta com diversas opções de processadores AMD disponíveis para compra, e agora que você já sabe tudo sobre eles, ficou fácil escolher o modelo ideal para sua necessidade.
Existem diversas promoções disponíveis no site, que abrangem os mais diversos tipos de CPU, das mais atuais às mais recentes.
Veja, por exemplo, este AMD Ryzen 9 7950X, de 16 núcleos, 32 threads e clock de 4.5GHZ.