De acordo com uma publicação do WCCFTech desta quarta-feira (24), benchmarks revelaram que o processador Zhaoxin KX-7000, fabricado integralmente em território chinês, entrega desempenho em multi-thread superior ao Intel Core i5-7500.
Todavia, o CPU ainda decepciona e apresenta uma performance em jogos muito abaixo dos modelos mais atuais. É importante lembrar que a China tem buscado cada vez mais sua independência na produção de GPUs e processadores.
- China Deseja Liderar Mercado Das Inteligências Artificias Até 2030
- Huaxia Chip, Uma Das Cinco Maiores De Seu Ramo Na China, Declara Falência
Conforme as informações divulgadas, o Zhaoxin KX-7000 é um SKU com design chiplet separando o die I/O dos núcleos do CPU, que por sua vez são fabricados no processo de 7nm.
No mais, o modelo conta com 8 núcleos e 8 threads, 4 MB de cache L2, 32 MB de cache L3, frequências entre 3.2 GHz e 3.6 GHz e suporte a até 128 GB de memórias DDR4-3200 e DDR5-4800.
Vale ressaltar que este não é o primeiro produto desenvolvido para linha, e conta inclusive com um antecessor: o KX-6780. Quando as gerações são comparadas, fica clara a evolução, uma vez que a novidade entrega o dobro de performance no CPU-Z, tanto em single-thread quanto em multi-thread.
Como citado anteriormente, o processador supera o i5-7500 em testes de mais de um núcleo. Isso acontece pois o modelo chinês conta com o dobro de núcleos e threads.
Todavia, em testes de um só núcleo, o KX-7000 sequer se aproxima do Ryzen 7 1700X e do SKU da Intel. Em jogos, por fim, a novidade ainda precisa de melhorias, e sofre para entregar boa performance mesmo combinado com uma GPU GeForce RTX 4070.
Para que se tenha ideia, em Counter Strike 2, as médias do processador ficaram na casa dos 30 FPS, valor considerado muito baixo.