Ícone do site Pichau Arena

Preços de GPUs NVIDIA já estão caindo na Europa

GPUs

Imagens ilustrativas. O modelo Founders Edition não é comercializado ou suportado no Brasil. Créditos: NVIDIA/Divulgação

De acordo com uma análise realizada pelo 3DCenter, os preços das placas de vídeo da NVIDIA e AMD já começaram a cair e, até mesmo, normalizar na Europa. Isso é uma consequência direta do estoque dos produtos, que também cresceu. No entanto, este fenômeno ainda não começou a acontecer no Brasil. Confira essa matéria para entender melhor do assunto.

É importante ressaltar que, no geral, a pandemia é a principal culpada pelo aumento nos preços do hardware. Isso ocorre pois ela trouxe consigo uma escassez na produção de chips, aumento na demanda, que ocasiona uma falta de estoque, e um aumento na busca de GPUs para a mineração de criptomoedas. Assista ao vídeo para entender melhor.

A NVIDIA tomou diversas medidas para tentar impedir que as placas de vídeo gamer fossem destinadas a mineração, e a mais eficiente delas foi o lançamento da linha RTX 30 LHR (Lite Hash Rate), que diminui a capacidade de mineração destes modelos. Assim, os mineradores deixaram de comprar essas GPUs e isso fez com que o preço caísse.

Na imagem abaixo, que pertence ao VideoCardz, o MSRP representa o preço sugerido pela fabricante e, no restante da tabela, o preço praticado, mesmo com a redução. Os valores são referentes ao dia 20 de junho.

Imagem: VideoCardz

Enquanto isso, a principal rival da NVIDIA, a AMD, ainda não teve uma grande redução de preço em suas placas de vídeo da linha Radeon. Entretanto, as GPUs também já apresentaram uma melhora de estoque considerável e, sendo assim, devem também ter seu preço diminuído em território europeu nos próximos meses.

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile