No mercado mundial, as placas de vídeo têm, cada vez mais, tido uma queda em seus preços, e a Alemanha é a maior prova disso. De acordo com o portal 3DCenter, os valores encontrados no país são os menores dos últimos seis meses, e já estão em declínio há duas semanas. Ademais, é importante ressaltar que, na China, os mineradores já começaram a vender suas GPUs após restrições governamentais, e uma quebra no mercado americano de hardware vem sendo especulada por especialistas.
Como mostram os gráficos abaixo, em meados de maio, as placas de vídeo da NVIDIA chegaram a custar 304% a mais do que o preço sugerido pela fabricante, enquanto as GPUs AMD da série RX 6000 atingiram uma porcentagem de 214%. Por mais que os valores ainda estejam acima do recomendado, eles são os menores em muito tempo.
Apesar de a Alemanha representar apenas uma pequena parcela do mercado mundial de placas de vídeo, o fenômeno também deve acontecer nos Estados Unidos e, como se sabe, uma queda no nicho americano pode ocasionar uma queda mundial. Entretanto, vale ressaltar que isso ainda não está acontecendo na principal potência global.
A queda vista no gráfico, que já ocorre há duas semanas, deve continuar existindo. A procura por essas GPUs tem diminuído por conta da diminuição da utilização delas para mineração de criptomoedas. Além das medidas tomadas pela NVIDIA, os valores das moedas virtuais estão caindo por conta do ciclo e de ações do mercado.
Desta maneira, podemos concluir que, mais cedo ou mais tarde, os preços das placas de vídeo também cairão no Brasil. Muito provavelmente, este acontecimento será um pouco mais tardio no país.
Via: 3DCenter
Confira também: Empresa de mineração de criptomoedas gasta US$ 66 milhões em placas de vídeo da NVIDIA