De acordo com dados divulgados pelo MyDrivers neste domingo (03), as memórias RAM tiveram aumentos de preço de até 20% nos últimos meses. As informações mostram que os modelos DDR5 aumentaram seus valores entre 15% e 20%, enquanto as versões DDR4 estão de 10 a 15% mais caras. Por fim, os módulos DDR3 sofreram um acréscimo de 10%.
- EUA Promete Impedir Lançamento De Nova Versão Da GeForce RTX 4090 Para A China
- Jensen Huang, CEO Da NVIDIA, Afirma Que EUA Podem Levar Até Até 20 Anos Para Atingir Autossuficiência Em Chips
O aumento é um reflexo da redução na produção de memórias realizada pela Samsung, Micron e SK Hynix. O impacto, no entanto, foi maior do que o previsto, uma vez que especialistas apontavam variações menores. Em outubro de 2023, por exemplo, a TrendForce realizou uma previsão que indicava acréscimos de, no máximo, 10%.
As projeções não revelam quando o mercado se estabilizará, tendo em vista que são analisados relatórios financeiros referentes ao fim do ano-fiscal atual, visando definir as próximas atitudes da indústria.
As empresas Samsung, Micron e SK Hynix diminuíram sua produção na tentativa de reduzir seus custos de produção e balanceá-los com a quantidade vendida atualmente. O esperado é que as corporações voltem ao ritmo antigo assim que o público de memórias DDR5 crescer.