Preço de Memórias RAM subiu até 20% nos últimos meses
Apesar do aumento, projeções indicam estabilização dos preços
De acordo com dados divulgados pelo MyDrivers neste domingo (03), as memórias RAM tiveram aumentos de preço de até 20% nos últimos meses. As informações mostram que os modelos DDR5 aumentaram seus valores entre 15% e 20%, enquanto as versões DDR4 estão de 10 a 15% mais caras. Por fim, os módulos DDR3 sofreram um acréscimo de 10%.
- EUA Promete Impedir Lançamento De Nova Versão Da GeForce RTX 4090 Para A China
- Jensen Huang, CEO Da NVIDIA, Afirma Que EUA Podem Levar Até Até 20 Anos Para Atingir Autossuficiência Em Chips
O aumento é um reflexo da redução na produção de memórias realizada pela Samsung, Micron e SK Hynix. O impacto, no entanto, foi maior do que o previsto, uma vez que especialistas apontavam variações menores. Em outubro de 2023, por exemplo, a TrendForce realizou uma previsão que indicava acréscimos de, no máximo, 10%.
As projeções não revelam quando o mercado se estabilizará, tendo em vista que são analisados relatórios financeiros referentes ao fim do ano-fiscal atual, visando definir as próximas atitudes da indústria.
As empresas Samsung, Micron e SK Hynix diminuíram sua produção na tentativa de reduzir seus custos de produção e balanceá-los com a quantidade vendida atualmente. O esperado é que as corporações voltem ao ritmo antigo assim que o público de memórias DDR5 crescer.