Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Por que não montamos mais seu PC Gamer? Imposto abusivo!

39

Já faz um tempo que é notável que não montamos mais seu PC Gamer, e os computadores comprados através da ferramenta “Monte seu PC“, disponível no site da Pichau, não são mais enviados montados. Enviar o computador montado e pronto pra uso sempre foi, e continua sendo, nosso maior foco, mas infelizmente no Brasil é tudo mais complicado por conta dos impostos.

Como se não bastassem as cargas tributárias colocadas sobre as empresas e os consumidores, há mais um imposto para ser acrescentado em empreendimentos que, consequentemente, reflete no público. Por incrível que pareça, querem tributar ainda mais os computadores gamers.

PC

Vendo que o mercado dos PCs gamers segue crescendo há anos, indo totalmente ao contrário do nicho das CPUs convencionais, os governantes viram a oportunidade de obter benefícios através dele. Desta vez, a novidade é a tributação em computadores gamers montados.

Sendo assim, caso vendamos um computador gamer já montado e pronto pra uso, precisaremos pagar ainda mais impostos. Por mais que não faça sentido, uma vez que já se pagam tributos sobre todos os componentes, é isso que tem ocorrido recentemente.

Pensando em outro ramo, vamos dar um exemplo: Já pensou se você pagasse mais caro pelo seu carro pelo simples fato de que ele chega pronto para você utilizá-lo?

É basicamente o que vem acontecendo com os PCs gamers, paga-se mais barato quando as peças são recebidas separadamente, pois são menos impostos em cima das peças. Todavia, se instalamos as peças num gabinete, testamos e deixamos pronto para utilização, sai mais caro para nós e, automaticamente, para vocês também.

Como nosso desejo é de que o consumidor prospere com seu hardware, e possa adquirir melhores componentes, nós, da Pichau Informática, decidimos não enviar mais os computadores feitos pelo sistema de “Monte seu PC” montados. Todas as peças serão enviadas lacradas para que a montagem seja feita em sua residência.

Recomendamos que se possuir experiência no ramo, monte seu PC sozinho mas, caso não se sinta confiante, contrate um técnico especializado ou convide alguém que conheça melhor para te ajudar na montagem.

Ressaltamos que o imposto não é direcionado somente à Pichau, mas sim ao mercado de hardware como um todo. Por isso, é provável que esse efeito seja replicado em outras lojas que vendem computadores gamers de maneira legal no Brasil.

Por fim, vale dizer que tomamos a decisão de fazer uma série de aproximadamente 10 vídeos e matérias sobre como montar seu PC. Todos os processos de montagem de um computador gamer serão mostrados de maneira detalhada e bem explicada. Além disso, haverão dois vídeos bônus respondendo as dúvidas mais frequentes que surgem durante a montagem. Fique ligado ao canal do YouTube a ao Pichau Arena.

Confira também: ASRock revela Radeon RX 6900XT OC Formula

 

3.7 7 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

39 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Filho
Paulo Filho
21/04/2021 09:34

Descreva mais os impostos por favor, é estadual ou federal?

Robson Corrêa
Robson Corrêa
21/04/2021 23:17
Responder para  Paulo Filho

Estadual amigo, como ele falou é ordem dos governadores.

Claudemir
Claudemir
04/05/2021 17:07
Responder para  Robson Corrêa

E qual foi a lei que instituiu isso? Ele poderia ter falado não?

Michel
Michel
07/06/2021 11:46
Responder para  Claudemir

Esse negocio de ICMS acho balela….deve ser o que sempre teve, o ISS (Imposto sobre serviços), que incide justamente no serviço de montagem do PC, variando de 2% a 5%, obviamente, como o valor dos produtos aumentaram, a arrecadação também aumentou proporcionalmente, o que faz diminuir a margem de lucro, pq se repassarem tudo, ninguém compra mais, o que obrigou a loja certamente em parar de montar o PC, dando a falsa sensação de que está mais barato…e como não citaram quais os impostos, o q acho bem estranho, me fez pensar dessa maneira, e assim como vc, também quero… Leia mais »

Luan Paranhos
Luan Paranhos
21/04/2021 12:11

Triste situação, país péssimo para se viver. Onde que um assalariado consegue dar um PC Gamer para seu filho, praticamente impossível… Infelizmente, pelo o que vejo, a tendência é piorar. No lugar de facilitarem as coisas, eles complicam. Péssimo, péssimo e péssimo. Digo e repito: a melhor saída do Brasil, é o aeroporto.

Jorge Leandro
Jorge Leandro
21/04/2021 12:39

Não temos governantes…temos ladrões.

João Carlos Rosseto
21/04/2021 12:41

Gente, esse artigo é completamente sem sentido ou então, além do STF, o legislativo e o executivo estão jogando a nossa constituição pelo ralo. Para confirmar isto, só vocês mencionando a lei desse “novo imposto” do qual estão falando, porque eu desconheço. Uma coisa é vocês montarem o computador e emitir uma nota fiscal de apenas um item descrevendo a mercadoria como “um computador montado”, neste caso considera-se um processo de transformação, ou seja, industrialização, e neste caso tem o famoso IPI. Mesmo assim, a apuração do IPI leva em consideração os custos reais dos insumos, permitindo a apropriação dos… Leia mais »

Rinaldo
Rinaldo
02/07/2023 12:03
Responder para  João Carlos Rosseto

Disse tudo. Perfeito

Lucas Fernandes Corrêa
Lucas Fernandes Corrêa
21/04/2021 12:45

Alguns pontos que não ficaram nem um pouco claros nesta matéria: — Que imposto é esse?! — Quanto ele cobra? — Isso seria passado para o consumidor final? Por quê? — Print com manchetes sobre o crescimento do mercado de PC Gamers não é prova de nada. — Se eu comprar dois computadores idênticos, sendo um peça por peça e o outro pedindo para eles montarem, o preço de ambos vai ser o mesmo sem esse suposto imposto? Porque pelo texto parece que sim. — Este imposto afeta seus concorrentes? Eles se manifestaram sobre esse mesmo imposto? Porque, honestamente, falar… Leia mais »

Leonardo alves
Leonardo alves
21/04/2021 18:19
Responder para  Lucas Fernandes Corrêa

Pessoal vamos aos fatos, temos que ver todos os lados, você quando abre uma loja de informática alguns produtos possuem IPI, esse imposto você paga quando compra do distribuidor eles variam de 2% a 15%. Você pode ser uma INDUSTRIA e dessa forma você não paga esse IPI e sim quem paga e o cliente final. Hoje esse IPI está em torno de 15% que é mais caro que pagasse na distribuição. A pichau precisa explicar, ela na verdade não que pagar esse imposto dia dois lados. O QUE ACHO VÁLIDO, pois comprando da distribuição sem IPI e entregando em… Leia mais »

Rall
Rall
22/04/2021 15:52
Responder para  Lucas Fernandes Corrêa

Você é burro cara ?
Eles ganhariam mais fazendo o serviço de montagem e enviando montado.
Não tem motivo para inventarem algo assim.
Use a merda do cérebro que eu suponho que você tenha.

Yuri
Yuri
01/05/2021 12:29
Responder para  Rall

Depende. Tem motivo pra inventarem sim. Sonegaçao de imposto e/ou corte de funcionarios que montavam os pcs.

Em nenhum momento a pichau informa qual é o imposto, isso fica muito obscuro

Humberto
Humberto
21/04/2021 13:20

Aguardando os gado dizer que é culpa dos governadores

Lucas
Lucas
22/04/2021 13:49
Responder para  Humberto

Mas é seu animal kkkk é culpa do Doriq

Ronalson Fernando Galvão Junior
Ronalson Fernando Galvão Junior
21/04/2021 14:31

A sanha de drenar os frutos do nosso trabalho que alguns governadores possuem não tem limites! Mas o brasileiro não desiste nunca! Vcs poderiam enviar o PC “quase pronto para uso), ou seja, deixa faltando conectar os cabos do HD e pronto. O PC não está apto a funcionar ainda. Depois cria um canal ou tutorial para ensinar os clientes a conectar corretamente.

LEANDRO APARECIDO GONCALVES
LEANDRO APARECIDO GONCALVES
21/04/2021 14:45

Infelizmente é isso mesmo, estamos fartos de tanto abuso ! Pichau cria uma nova empresa simples nacional apenas para montar os pc !

Lorenzo Cora
Lorenzo Cora
21/04/2021 16:35

bitcoin fixes this

FABIO FERREIRA BEZERRA
FABIO FERREIRA BEZERRA
21/04/2021 16:37

Aí vão colocar imposto sobre o vídeo que ensina a montar.

Zagas
Zagas
21/04/2021 16:39

Fala qual é a lei desse novo imposto. Se não for novo então por que só agora que ele veio afetar o preço? Vocês não estavam pagando esse imposto antes não?

Hugo
Hugo
21/04/2021 16:51

Queria que tivesse um político gamer para ajudar nisso. Um absurdo o que está acontecendo!

Woody
Woody
21/04/2021 17:11

Cara como assim? Até essa agora… Todos parecem ser inimigos de “gamers”. Já não bastasse o ALTÍSSIMO imposto nós componentes e a escassez dos hardwares pela pandemia e criptomoedas… Agora mais essa.

Alex Passos
Alex Passos
21/04/2021 17:23

To achando que a Pichau tá fazendo isso pra justificar um futuro aumento de preços. Se demitiram os funcionários da montagem, expliquem. Agora, colocar culpa no legislativo por uma lei que não existe, na verdade existe uma lei contrária, que isenta a cobrança de impostos para computadores que seriam usados para home-office. Tão de sacanagem com os consumidores, só pode!

ga0a8ukws
ga0a8ukws
06/05/2021 10:33
Responder para  Alex Passos

Home-office não gamer

Leonardo alves
Leonardo alves
21/04/2021 18:18

Pessoal vamos aos fatos, temos que ver todos os lados, você quando abre uma loja de informática alguns produtos possuem IPI, esse imposto você paga quando compra do distribuidor eles variam de 2% a 15%. Você pode ser uma INDUSTRIA e dessa forma você não paga esse IPI e sim quem paga e o cliente final. Hoje esse IPI está em torno de 15% que é mais caro que pagasse na distribuição. A pichau precisa explicar, ela na verdade não que pagar esse imposto dia dois lados. O QUE ACHO VÁLIDO, pois comprando da distribuição sem IPI e entregando em… Leia mais »

Ricardo
Ricardo
21/04/2021 19:08

Imposto é roubo!!

Hermann
Hermann
21/04/2021 19:21

Só esquecem de dizer que o carro paga sim imposto por ser montado…. é o IPI. Transformar um monte de peças soltas em um PC ou em um carro é industrializar algo, transformar uma coisa em outra, logo incide IPI sim. Se não pagavam antes vocês sonegavam imposto tirando NF “fazendo de conta” que estavam vendendo um monte de peças ao invés de um PC montado.

Kadu Garrido
Kadu Garrido
21/04/2021 23:20

O texto é ruim, o guri está se referindo a uma tributação que já existia e que com a elevação dos itens de hardware (pandemia, câmbio destruído pela política econômica e outras coisas de conhecimento público), as lojas estão supostamente, lucrando menos.
A Pichau diminuiu seu quadro de funcionários e não dá conta do trabalho, isso deveria ser informado aos clientes da loja.
Mas no geral, brasileiros merecem muito mais do que estão passando, pois possuem uma mentalidade rasa e querem ser uma Noruega elegendo políticos que querem transformar isso aqui na Etiópia. Parabéns aos envolvidos!!!

Ricardo
Ricardo
22/04/2021 04:43

Ue comprei o meu não faz um mês e veio montado.

MAICON ROBERTO DE OLIVEIRA
MAICON ROBERTO DE OLIVEIRA
22/04/2021 06:55

Bom dia, qual a portaria sobre este novo imposto?

HeavyTech
HeavyTech
22/04/2021 09:27

Aconselho a grande maioria aqui, estudar um pouquinho sobre o sistema financeiro nacional, pq é cada comentário aqui, meu Deus. E já adianto que presidência não tem nada a ver com política monetária. Os comentários do tipo “culpa do Bolsonaro” já se percebe que não tem conhecimento de economia.

Yuri
Yuri
01/05/2021 12:35

Qual o nome do imposto????

Gabriel
Gabriel
24/05/2021 20:51

Alô, podem informar qual o imposto em questão?

guilherme
guilherme
29/05/2021 12:19

mas pelo menos poderiam deixar as bios atualizadas da placa mãe o Windows já instalados no hd ou se a pessoa escolheu o ssd, baixar nele, baixar os drivers mais recentes da gpu escolhida. As vezes as pessoas não teriam problemas para montar o pc mais para configurar as peças. isso não seria só um problema de hardware mais também de software.

Ivan
Ivan
11/07/2021 19:44

Os impostos poderiam ser repassados no processo da montagem.

Última edição 3 anos atrás por Ivan
Rodrigo Stedile
Rodrigo Stedile
06/08/2021 06:42

Esse imposto sempre existiu. O caso é que a pichau malandramente se dizia fabricante de computadores prontos onde o imposto não incide, o que não é verdade, pois a pichau apenas monta, não fabrica componentes.

Nikolai
Nikolai
11/04/2023 10:24

Apenas vi essa noticia recentemente quando estava pensando em montar meu PC e vendo os comentários concordo com os que dizem que esse post e essa decisão não fazem sentido algum, vocês continuam vendendo PCs pré-montados com configurações totalmente fixas e sem uma mínima possibilidade de customização, mesmo que fosse cobrado uma taxa de montagem para cobrir esse imposto na ferramenta “Monte sua configuração” faria mais sentido do que simplesmente arrancar totalmente essa possibilidade do site, se alguém da equipe ainda monitora esse post peço que revejam isso se possível.

adrian
adrian
28/05/2024 10:50

que mimizeira.

jennifer
jennifer
21/10/2024 11:10

blz mas alguem sabe me dizer se as peças sao enviadas todas juntas em uma caixa só?

39
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x