Ícone do site Pichau Arena

Por que fazer Overclock?

Neste primeiro texto da série sobre overclock, a redação da Pichau Arena separou os motivos para fazer a técnica, levantando questionamentos iniciais, tais como se você consegue realizar a técnica em sua máquina e se realmente é necessário fazê-lo. A continuação da série é focada em como fazer overclock.

Antes de começar a configurar sua máquina e realizar o tão esperado overclock, algumas questões devem ser levantadas neste momento: Eu preciso fazer overclock no meu componente? Meus componentes conseguem executar overclock efetivamente?

A ideia de aumentar a velocidade de processamento de um computador é bastante sedutora, mas em alguns casos, não é necessário, pois o processador já pode ser rápido o suficiente para atender as necessidades.

Mas caso ainda seja um desejo esse ganho de desempenho, seja para rodar gráficos mais exigentes ou mesmo agilizar processos de renderização, é necessário também saber se o processador atual é capaz de fazer overclocking.

Overclocking é um procedimento consideravelmente seguro, desde que feito com o devido cuidado e atenção às etapas, e para realizá-lo; é preciso compreender alguns princípios dos quais explicaremos a seguir.

 

Como descobrir se posso fazer overclocking na minha CPU?

 

Uma das maneiras mais fáceis de saber se sua máquina suporta o processo é por meio do nome do computador ou notebook, mais especificamente o nome do modelo da CPU.

Para os processadores Intel, os modelos que tiverem “K” no final do nome, como por exemplo, o Intel Core i7 9700K, podem passar pelo processo. 

Além disso, toda a série “X” também tem suporte ao overclock. Já para os modelos da AMD, todas as CPU AMD Ryzen mais recentes são “desbloqueadas” por padrão.

É importante verificar também o modelo da placa-mãe, já que as mudanças de configuração acontecem na BIOS (Sistema Básico de entrada e saída) em modelos mais antigos, ou no UEFI (Interface Unificada de Firmware Extensível) em modelos mais atuais.

Exemplo de interface BIOS
Exemplo de interface UEFI

Cada fabricante tem uma interface própria, mas todas apresentam quase sempre as mesmas opções, o que facilita na hora da configuração. 

A interface é acessada reiniciando a máquina e apertando “Del”, “F2” ou “F10” (dependendo do modelo) repetidamente nos primeiros instantes de inicialização.

 

Temperatura, Testes de Estresse e Benchmark

 

Fazer uma configuração de overclock de forma manual é algo bastante simples, mas o processo que demanda maior atenção são as fases de testes e controle de temperatura, pois apenas alterar os ciclos da máquina de uma vez pode ocasionar instabilidade e até as conhecidas “telas azuis”.

Primeiro deve-se fazer um teste de estresse, fazendo com que a máquina trabalhe utilizando todos os hardwares, o que eventualmente gera aumento de temperatura. 

Esse passo é importante para saber por quanto tempo o computador consegue funcionar com capacidade total de uso antes de apresentar instabilidade.

Para ter certeza de realizar um overclock efetivamente, recomenda-se rodar um teste de estresse por no mínimo uma hora, e idealmente um dia inteiro.

Os testes de estresse podem ser feitos usando programas como prime95 ou Intel Burn Test, enquanto as leituras de temperatura podem ser feitas usando CoreTemp ou HWInfo, sendo esse último o mais detalhado.

CoreTemp
HWInfo

Antes de começar as alterações na BIOS/UEFI, é necessário saber as configurações iniciais de processamento, isto é, qual é a frequência que a máquina está atualmente operando, que pode ser feito usando ferramentas como Cinebench, normalmente usadas para benchmark.

Cinebench

Diferente dos testes de estresse, que utilizam processos complexos de cálculos matemáticos, os testes de desempenho de benchmark simulam trabalhos semelhantes de um programa de renderização de vídeo ou jogo de gráficos de alta qualidade. 

Na próxima publicação desta série, ensinaremos como fazer o processo de overclock, explicando como acessar a BIOS, realizar testes contínuos e usar os programas de benchmark necessários. Para ler, clique aqui.

 

 

Leia Mais:

O que é overclocking?

NVIDIA apresenta Streamline, novo SDK aprimorado para super resolução

Intel anuncia a chegada as lojas de seu novo processador, o Intel Core i9-12900KS

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile