Ícone do site Pichau Arena

Por que A320 “não suporta” Ryzen 5000 e B450/X470?

AMD

Imagem: Reprodução

Com o lançamento da nova geração de processadores da AMD, os Ryzen 5000, surgiram muitas dúvidas a respeito das placas mãe compatíveis com a novidade. Por isso, nesta semana, sanaremos muitas dúvidas, através do vídeo e matéria, explicando detalhes sobre a compatibilidade e as placas mãe recomendadas para cada um dos processadores da família Ryzen 5000.

Segundo a AMD, para suportar os Ryzen 5000, as placas-mãe com o chipset B550 e X570 são as adequadas. Por mais que o socket AM4 dê suporte a todos os processadores e não existam empecilhos que impeçam de colocar uma A320, por exemplo, com algum dos processadores da nova geração, o espaço na memória para guardar a BIOS é muito mais limitado. Por isso, placas mãe como a A320 não são recomendadas quando falamos de qualquer um dos Ryzen 5000.

Ou seja, placas mãe que possuem BIOS mais limitada, em questões de armazenamento, não possuem mais espaço para a adição de novos processadores. Mas, existe uma solução, que seria retirar o suporte a modelos mais antigos, como os Ryzen de primeira geração. Entretanto, isso seria ruim para o cliente que já possui uma máquina com essa configuração, pois quando ele atualizasse a BIOS da placa mãe, o processador pararia de funcionar.

Enquanto isso, placas mãe mais high-end podem dar suporte, uma vez que possuem arquivos de memória para salvar a BIOS maiores, isso, inclusive, já foi dito pela própria AMD. A fabricante afirmou que, apesar de não dar suporte oficialmente em X470 e B450, as empresas podem lançar suas BIOS para aguentar os Ryzen 5000, terão total apoio. Contudo, as primeiras BIOS destes chipsets com suporte, só chegarão em janeiro.

Principais requisitos necessários

Assim, de maneira geral, para que se tenha suporte aos novos processadores AMD Ryzen 5000, deve-se possuir uma BIOS que tenha suporte e uma AGESA a partir da 1.1.0.0. Vale ressaltar ainda que, por mais que a AGESA 1.0.8.0 já funcione, muitas telas azuis ocorrem durante a execução. Para que os processadores funcionem em placas mais simples, como já foi visto, é necessário que sejam feitas modificações na BIOS.

Recebemos também muitas duvidas relacionadas ao chipset A520. Ressaltamos que ele dá suporte, aos Ryzen 5000 mas, não o recomendamos. Nestas condições, o overclock de memória e o overclock de processador serão limitados pela placa mãe e, portanto, não vale a pena.

Confira também: Montamos o primeiro PC Gamer com Ryzen 5 5600X e ele é destruidor

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile