De acordo com uma pesquisa publicada pela Jon Peddie Research (JPR), empresa de consultoria de marketing, nesta segunda-feira (04), o mercado de GPUs cresceu 16,8% no terceiro trimestre de 2023. Os números divulgados chamam atenção, pois parecem dar fim à crise no mercado iniciada com a pandemia de Covid-19.
- Cyberpunk 2077 Permite Uso Simultâneo De DLSS 3 E AMD Fluid Motion Frames
- Vazamentos Indicam Lançamento Do AMD Ryzen 7 5700X3D AM4 No Início De 2024
O próprio relatório afirma que “a época sombria pós-Covid acabou”, demonstrando que realmente uma nova fase parece ter começado. Os principais responsáveis pela mudança são os gamers, que fomentaram o mercado comprando placas de vídeo dedicadas para rodar seus títulos favoritos.
Vale ressaltar que, no começo da pandemia, o mercado de GPUs chegou a se aquecer, mas sofreu com a recessão a partir de 2021.
O segundo trimestre deste ano já havia apresentado uma certa recuperação nas vendas de placas de vídeo, mas somente o crescimento visto no último trimestre nos permite concluir que a indústria de GPUs voltou a crescer. Confira abaixo alguns indicadores interessantes:
- A taxa geral de anexação de GPU (que inclui GPUs integradas, desktops, notebooks e estações de trabalho) em PCs no atual trimestre foi de 117%, um aumento de 1,6% em relação ao trimestre anterior.
- Placas complementares gráficas para desktop (AIBs que usam GPUs discretas) aumentaram 37,4% em relação ao último trimestre.
- Este trimestre viu uma mudança de 6,1% nas remessas de tablets em relação ao trimestre passado.
- O mercado geral de CPU para PCs aumentou 15,2% de trimestre a trimestre e diminuiu -6,0% de ano para ano.
O presidente da JPR, no entanto, alerta que os números podem enganar: “derrubaram o mercado de PCs e sempre se recuperaram, mas não tão alto quanto antes… essa recuperação não é diferente e está sendo superestimada.“