Nesta terça-feira (19), o TechPowerUp publicou uma matéria revelando que a inteligência artificial (IA) será um fator decisivo para a escolha de PCs a partir deste ano, e irá se tornar ainda mais importante em 2025.
- Inteligência Artificial Generativa Para NPCs Em Jogos Da NVIDIA Já Está Disponível
- GPUs RTX 50 Devem Apresentar O Maior Salto Já Visto Entre Gerações
As informações oficiais são de uma pesquisa da Canalys, e mostram que, até o fim de 2024, 48 milhões de PCs equipados com inteligência artificial sejam vendidos. Na prática, isso representa 18% de todos os computadores enviados ao público.
Todavia, em 2025 estes números devem ser ainda maiores. Espera-se que os PCs com IA representem cerca de 40% de todas as vendas. O número equivale a cerca de 100 milhões de unidades.
Ser capaz de levar inteligência artificial se refere aos dispositivos com aceleradores de IA integrados, como as Neural Processing Units (NPUs). Com o recurso a produtividade, personalização e eficiência energética. aumentam.
No mais, a Canalys aponta que as fabricantes que entregarem soluções criativas e experiências de aceleração diferenciada terão uma vantagem significativa em relação às demais nos próximos cinco anos.
“A ampla disponibilidade do silício acelerador de IA no PC será transformador, levando a mais de 150 milhões de computadores sendo enviados até o fim de 2025.“, afirma Ishan Dutt, analista chefe da Canalys.
“Computadores com inteligência artificial dedicada no dispositivo abrirão as portas para novas e aprimoradas experiências aos usuários, trazendo ganho em produtividade e a personalização de dispositivos em grande escala – enquanto trazem melhor eficiência energética, segurança mais forte e aos custos reduzidos para rodar os workloads das IAs“, finaliza.