Ter um PC gamer é o sonho de todos que gostam de jogos eletrônicos, com isso em mente, a Pichau decidiu montar um gabinete completo que irá proporcionar várias horas de gameplay, e até lives com boas taxas de quadros por segundo sem travamentos.
Também levamos em consideração a questão upgrade, selecionando uma placa mãe robusta, um armazenamento rápido e uma placa de vídeo capaz de rodar os mais variados jogos sem problemas. Confira mais detalhes do setup:
Placa Mãe – Asus TUF Gaming B660M-PLUS D4
Devido ao recente lançamento das novas memórias DDR5, as peças ainda se encontram com preço elevado. Para manter um bom custo benefício, decidimos por uma placa mãe com suporte a até quatro módulos DDR4 e um slot PCIe 5.0 x16, para a utilização das mais novas placas de vídeo do mercado.
A Asus TUF Gaming B660M-PLUS D4 suporta até dois NVMe M.2 e quatro SATA 6 GB/s, conta também com saídas DisplayPort 1.4, DisplayPort padrão e HDMI, caso deseje — e exista a possibilidade, de utilizar o vídeo interno do processador. Há um total de oito portas USB, sendo: uma USB Type-C, quatro USB 3.2 Gen 2, uma USB 3.2 G.1 e duas USB 2.0.
Processador – Intel Core i5-12400F
Optamos pelo processador Intel Core i5-12400F que possui seis núcleos e 12 threads rodando com o padrão de 2.50 GHz e podendo chegar à frequência de até 4.4 GHz em Turbo. A CPU não conta com vídeo integrado, mas tem suporte para as novas tecnologias PCIe Gen 5 e as novas memórias DDR5 — até 4800 MHz, permitindo futuros upgrades.
O produto utiliza a tecnologia Intel Smart Cache em seu cache L3 de 18 MB, enquanto que o total de cache L2 é de 7.5 MB. É importante lembrar que todos os seis núcleos físicos são P-Core, ou seja, são projetados para o máximo de performance.
Memória RAM – Team Group T-Force Delta R
Para garantir a performance em jogos, escolhemos dois módulos de 8GB (2×8), memória DDR4 Team Group T-Force Delta R para somar 16 GB de RAM com a frequência de 3200 MHz. A grande maioria dos jogos competitivos atuais demandam mais do que 8 GB, este sendo um dos motivos da escolha.
As memórias da Team Group também se tornam uma ótima opção por serem testadas e aprovadas por dezenas de fornecedores de placas mãe, evitando quaisquer problemas de compatibilidade com o seu setup.
Placa de Vídeo – Sapphire Radeon RX 6600 XT Pulse OC
Já para a placa gráfica foi escolhida a AMD Radeon RX 6600 XT PULSE OC que contém 8 GB de memória de vídeo GDDR6 128 bit. Por se tratar de um produto com overclock de fábrica, tem a frequência no modo Game de até 2382 MHz com um incrível Boost de mais de 200 MHz, alcançando 2593 MHz.
É possível instalar até quatro monitores na GPU, três em entradas DisplayPort e um no HDMI. A placa de vídeo tem suporte para a interface PCIe 4.0 e consumo de energia de 170 W, sendo alimentada por um conector de oito pinos.
Gabinete – Pichau HX550 + Fonte Nidus 500W
Para montar o nosso setup escolhemos um combo que está disponível na loja da Pichau, juntando o gabinete Pichau HX550, que suporta placas mãe nos formatos ITX e micro ATX, três baias — uma para HDs e duas SSDs, e tem seu corpo feito em aço com seu painel frontal é construído em plástico ABS e conta com três ventoinhas sem iluminação inclusas.
Já na parte superior é possível encontrar duas saídas P2 — para fones de ouvido e microfones, duas USB 2.0 e uma USB 3.0, dando fácil acesso ao plug de dispositivos. Também observamos os botões Power e Reset, acompanhados do botão de LED, caso você utilize ventoinhas ou faixas com RGB.
A fonte que acompanha o case é a Nidus 500, produto com as certificações 80 Plus Bronze, Cibenetics ETA S, Cybenetics LAMBDA A e também teve sua potência de 500W aprovada nos testes do famoso laboratório de testes brasileiro, TecLab.
O produto contém PFC ativo, significando que o produto seleciona automaticamente a tensão de energia, dispensando o uso de chave seletora e evitando que aconteça de você ligar o produto na potência errada e prejudique seu setup. Entenda mais sobre fontes aqui!
Armazenamento – SSD NVMe M.2 Corsair MP510
O armazenamento ficou por conta do SSD NVMe M.2 Corsair MP510 de 480 GB, que utiliza o barramento PCIe Gen 3.0 x4 e slot M.2 tipo 2280 — compatível com a placa mãe escolhida. A velocidade de leitura do Corsair MP510 é de até 3.480 MB/s, e de gravação de até 2000 MB/s.
Este tipo de armazenamento aumenta consideravelmente a performance, por permitir uma leitura e gravação mais rápida dos dados gravados no produto, como aumento da velocidade de inicialização do sistema operacional e carregamento mais rápido em jogos. Entenda mais sobre HDs e SSDs aqui!
Para conferir o setup montadinho e mais detalhes sobre o mesmo, veja o vídeo do YouTube da Pichau: