Atualmente, o mercado de hardware enfrenta uma grande crise, com componentes escassos e caros. Sabendo disso, montaremos nessa semana o melhor PC Gamer iniciante para jogar alguns títulos de sucesso, como: Free Fire, Warzone, GTA RP e CS:GO e mais. Nosso orçamento não passará dos 3 mil reais e, para isso, utilizaremos a ferramenta “Monte seu PC” disponível no site da Pichau. É importante ressaltar que NÃO estamos mais enviando a máquina montada.
Processador
Começando pelo processador, utilizaremos um AMD Ryzen 5 2400G de 4 núcleos reais e 8 threads, que possibilitam a realização de várias ações simultaneamente. É interessante para os jogos pois possui 8 threads e uma placa de vídeo integrada, de modelo Radeon™ RX Vega 11 Graphics. Isso garante um melhor desempenho que os concorrentes da mesma faixa de preço. Vale lembrar que o seu clock básico é de 3.6 GHz, e o clock de max boost é de 3.9 GHz.
Caso deseje adquirir esse processador, basta clicar aqui.
Placa mãe
Pensando em futuros upgrades e overclock, a placa mãe será uma Asus PRIME B450M Gaming BR, que possui dois slots para memória do tipo DDR4 (padrão mais atual), um slot M.2 de 32GB/s que permite o uso de SSDs, 6 conexões SATA e uma entrada PCI Express 3.0 para a placa de vídeo.
Caso deseje adquirir essa placa mãe, basta clicar aqui.
Memória RAM
Querendo a melhor performance imediata, sugerimos dois pentes de 4GB, trabalhando em Dual Channel, o que nos garante aproximadamente 12% a mais de performance quando comparamos a apenas um pente de 8GB. Em nosso caso, já usaremos 16GB numa configuração 2X8. O modelo escolhido foi uma TeamGroup T-Force Vulcan Pichau 2.666 MHz.
Caso deseje adquirir essa memória RAM, basta clicar aqui.
Armazenamento SSD
Vamos usar também um SSD, modelo Pichau Gaming 256GB 2.5″ SATA III com velocidade de 6GB/s. Ele nos fornecerá mais desempenho, espaço e velocidade para nosso PC. Os SSDs aceleram a inicialização, o carregamento dos jogos, e funções rotineiras como abrir pastas e programas do dia a dia.
Caso deseje adquirir esse SSD, basta clicar aqui.
Gabinete
O gabinete vai de acordo com o gosto pessoal de cada um, no nosso caso, vamos usar um mais simples de modelo TGT Stryker. Ele conta com lateral removível de acrílico e oferece um excelente custo benefício.
Caso deseje adquirir esse gabinete, basta clicar aqui.
Fonte de alimentação
A fonte será uma TGT Tomahawk de 500W. Trata-se de uma fonte de excelente qualidade que será mais do que o suficiente para nosso setup. Optamos por esse modelo pois, no futuro, ela não terá problemas para levar determinados upgrades em qualquer um dos componentes.
Caso deseje adquirir essa fonte, basta clicar aqui.
Ao final da montagem, o valor é de R$ 3093,92.
Confira também: Montamos uma configuração para podcast, veja equipamentos e os componentes