PC Gamer para concorrer com o Xbox Series X
Simulação de PC para brigar com a última geração do console da Microsoft
Nesta semana, montaremos aqui e em nosso canal do Youtube, um PC Gamer para bater de frente com o console de última geração da Microsoft, o Xbox Series X. É muito importante frisar que o vídeo é completamente especulativo, visto que os novos consoles ainda não estão disponíveis. Além disso, muitos dos componentes utilizados foram escolhidos por conta da disponibilidade do mercado atual, entretanto, o que concorrerá com o console não é o que há disponível no momento.
Especificações do Xbox Series X:
- CPU Zen 2 (AMD) trabalhando a 7 nm, equivalentes aos Ryzen atuais. Possui 8 núcleos trabalhando com a tecnologia SMT (Simultaneous Multithreading), que permite núcleos virtuais.
- Memória de 16 GB no padrão GDDR6
- GPU que promete resolução 4k em até 120 FPS. RDNA 2 personalizado de 12 TFLOPS, 52 CUs e um clock de 1825 MHz
- Armazenamento interno SSD NVME personalizado de 1 TB.
Especificações do PC:
- Processador: Usaremos um AMD Ryzen 7 3700X. É o processador de menor preço capaz de atingir um nível equivalente ao do console em performance. Pode-se dizer até mesmo que é mais forte do que o processador do Series X, tendo em vista o fato de que o Ryzen possui mais clock, atingindo 4.4 GHz no boost (e ainda permite overclock!) . Enquanto isso, o do console chega a um máximo de 3.8 GHz.
- Placa mãe: Necessita de ter 3 USBs, suportar a placa de vídeo e suportar o processador. Dadas as condições, optamos por uma B550
- Memória: Aqui temos diferenças, pois no PC a memória RAM trabalha juntamente com o processador e a memória de vídeo com a placa de vídeo. Enquanto isso, no console, a memória é unificada. Escolhemos dois módulos de 8GB a 3000 MHz.
- Placa de vídeo: Neste componente, as coisas ficam um pouco difíceis. É prometido pelo console um desempenho de ATÉ 120 FPS em 4k, ou seja, é possível que em jogos como Assassin’s Creed Valhalla, tal valor não seja atingido e não sabemos ainda quanto será a taxa. Além disso, a tecnologia RDNA 2, empregada no Series X, ainda não se encontra disponível para PC e deve ser lançada somente no fim de outubro. Então, optamos por uma 5600XT, que deve ser substituída muito em breve por uma placa com a arquitetura citada.
- Armazenamento: Para equivalermos ao console, vamos fazer uso de um SSD de 512 GB que funciona a 6GB/s.
- Gabinete: Aqui, varia de acordo com o gosto pessoal de cada um, escolhemos um Pichau Kronen, que possui frente no estilo Mesh e uma excelente refrigeração.
- Fonte: Escolhemos uma de 550W, o que é mais do que o suficiente.
Por fim, obtivemos um valor total de 7.042 reais à vista, enquanto que o novo console está na casa dos 5000 reais. Ressaltamos novamente que esta é apenas uma especulação. Muito do que os consoles estão trazendo, ainda não chegou para os PC’s. Em alguns meses, atualizaremos as configurações com preços mais baixos.
Confira também: PC Gamer sem gastar muito para rodar TUDO em 2020