PC gamer ideal para rodar tudo | Games, lives e edição
Dando andamento à nossa série, traremos hoje o PC gamer ideal para rodar tudo, de GTA V a Cyberpunk 2077. Nosso intuito não é montar a máquina perfeita, e sim trazer a melhor combinação para uma boa performance em qualquer jogo do mercado. Além dos games, o computador deve ser funcional também para levar programas de edição e fazer lives. Desta vez, as peças serão mostradas, então assista ao vídeo para uma boa visualização.
Processador
Logo de cara, escolhemos um modelo da recente geração de processadores da AMD: o Ryzen 5 5600X. Dentre os modelos desta geração lançada pela AMD, este é o mais básico, trazendo as mesmas características do 3600X. Conta, portanto, com 6 núcleos e 12 threads no total. Além disso, possui um clock básico de 3.7 GHz e um boost de 4.6 GHz, com TDP de 65W.
Para adquirir o AMD Ryzen 5 5600X, clique aqui.
Cooler
Para uma boa refrigeração, escolhemos o Pichau Gaming Sage X, air cooler com o melhor custo benefício do mercado. A ventoinha deste modelo, que conta com LEDs brancos e 120mm, é extremamente silenciosa e varia entre 700 e 1800 R.P.M. Confira o review completo clicando aqui.
Para adquirir o Pichau Gaming Sage X, clique aqui.
Placa mãe
Por questões de compatibilidade, optamos por uma Asus Prime A520M-E. Esta placa mãe possui dois slots para memória do tipo DDR4 (padrão mais atual), um slot M.2 que permite o uso de SSDs, 4 conexões SATA, e uma entrada PCI Express 16x 3.0 para a placa de vídeo.
Para adquirir a Asus Prime A520M-E, clique aqui.
Memória RAM
Para fazer uso do Dual Channel, que nos garante uma performance entre 8 e 12% melhor do que teríamos em Single Channel, escolhemos dois pentes de 8GB da Team Group. O modelo pelo qual optamos foi o T-Force XTREEM ARGB 3.200 MHz.
Para adquirir a T-Force XTREEM ARGB 3.200 MHz, clique aqui.
Placa de vídeo
A placa de vídeo será a principal responsável por garantir que tenhamos uma boa performance em jogos. Pensando nisso, escolhemos uma GeForce RTX 3060 Ti, que permite um excelente desempenho em Ray Tracing. A GPU conta com 4864 núcleos CUDA Cores e 8GB de memória no padrão GDDR6. Na teoria, o clock fica na casa dos 1.665 MHz em seu boost.
Para adquirir a GeForce RTX 3060 Ti, clique aqui.
Armazenamento
Para o armazenamento, escolhemos um SSD de 512GB. Por mais que ele não tenha a capacidade de um HD de 1TB, ele nos trará muita velocidade e ajudará nosso sistema a ficar mais responsivo. Os SSDs auxiliam muito nas tarefas cotidianas, como inicialização do sistema operacional. Caso tenha um orçamento sobrando, é possível escolher um modelo de maior capacidade. Em nosso caso, vamos de Team Group MP33.
Para adquirir o Team Group MP33, clique aqui.
Fonte
Para sustentar nosso setup, uma fonte de 500W é mais que o suficiente. No entanto, pensando no futuro, escolhemos uma Mancer Thunder de 600W com a certificação Bronze 80 Plus.
Para adquirir a Mancer Thunder de 600W, clique aqui.
Gabinete
O gabinete varia muito de acordo com o gosto pessoal, e pode ser trocado facilmente. Em nosso caso, escolhemos o HX300, feito para aqueles que procuram um gabinete com visual mais clean e com preço em conta, mas que não deixa de valorizar a beleza do seu hardware. Confira o review completo clicando aqui.
Para adquirir o HX300, clique aqui.
Ao final da montagem, o valor do PC gamer é de R$ 11.700,10.
Sera que rola um Kit Upgrade com esta placa mãe e processador ???