PC Gamer ideal para rodar todos os jogos até 4.000 Reais
Fazendo uso do sistema de “Monte seu PC”, disponível no site da Pichau, e das promoções obtidas com o “Daily Black”, que garante descontos semelhantes aos da Black Friday, montaremos o melhor PC Gamer para rodar de tudo dentro do orçamento de 4.000 reais. Com o auxílio das ferramentas, conseguiremos escolher os componentes da melhor maneira possível para o nosso propósito.
Configuração
Por termos utilizado uma máquina Intel em nossa última recomendação de setup, hoje usaremos um processador da AMD. O modelo escolhido desta vez foi um Ryzen 3 3100, de 4 núcleos reais e 8 threads, que permitem a realização de diversas tarefas sem dificuldades. Além disso, este processador possui um clock básico de 3.6GHz e um clock máximo de 3.9GHz. Nossa proposta não é de overclock e, por isso, usaremos o cooler box original.
Na placa mãe, iremos de A320M. Ela possui 4 conexões SATA, uma PCI Express 3.0 x16 e suporte à memória no padrão mais recente, ou seja, DDR4. Caso tenha interesse numa placa mãe melhor e pense em suporte à Ryzen 5000 e overclock, a B450 é o modelo ideal e custa cerca de 190 reais a mais.
Na memória RAM, optaremos por uma configuração 2×4 em Dual Channel. Mas, pensando em upgrades futuros, é preferível que se tenha 1×8, mesmo com a perda de desempenho. Entretanto, é possível ainda colocar um setup 2×8 trabalhando em Dual Channel, o que garante de 8 a 12% a mais de performance em relação ao Single Channel. Ressaltamos que estamos dando apenas uma sugestão, é possível alterar a configuração de acordo com a necessidade.
O componente principal para rodar os jogos é a placa de vídeo. Assim, utilizaremos uma Asus GeForce GTX 1660 Super de 6GB. Esse modelo nos entregará muita qualidade, permitindo que rodemos os jogos no alto e até mesmo no muito alto. Em jogos competitivos, como o Counter Strike Global Offensive, a taxa de FPS será bastante alta e constante, sem grandes quedas que atrapalhem.
No armazenamento SSD, iremos fazer uso de um de 256 GB de capacidade no padrão SATA III. Todavia, é totalmente possível que se instale um com mais espaço, variando de acordo com a necessidade e orçamento do usuário. Os SSD’s aceleram as tarefas cotidianas, como a abertura de programas e a inicialização do computador.
No gabinete, escolheremos um com melhor preço, de modelo TGT Combat. Nosso sistema é de baixo aquecimento, por isso, podemos escolher um gabinete mais simples. Contudo, caso ache mais conveniente, é possível escolher um de melhor qualidade e, consequentemente, mais caro. Para sustentar nosso setup, utilizaremos uma Fonte de Alimentação da Mancer, de 400W com PFC ativo e certificação 80 Plus Bronze.
Confira também: Qual o Melhor Water Cooler 120 | Corsair H55, Pichau AQUA X100, CM ML120L