Nesta semana, atualizaremos aqui e em nosso canal do Youtube, a opção de PC Gamer barato para rodar todos os jogos da atualidade. É importante lembrar que conciliar um orçamento com as melhores peças dentro deste valor pode ser uma tarefa extremamente difícil, visto que algumas configurações não são tão triviais. O computador de hoje terá foco em executar programas de edição, pois foi feito especialmente para alguém que trabalha com isso, no entanto, é muito bom também para games.
Iniciado a montagem pelo processador, utilizaremos um AMD Ryzen 3 3100 4/8 Threads, um processador de entrada que possui 4 núcleos reais e 8 threads, que possibilita a realização de várias ações simultaneamente. É interessante para os jogos pois possui 8 threads, o que permite um melhor desempenho que os concorrentes da mesma faixa de preço. Vale lembrar que o seu Clock Básico é de 3.6 GHz, e o Clock de Max Boost é de 3.9 GHz, com possibilidade de overclock.
A Placa Mãe será de modelo Asus PRIME A320M-K BR, que possui dois slots para memória do tipo DDR4 (padrão mais atual), um slot M.2 que permite o uso de SSDs, 4 conexões SATA e duas entradas PCI Express 2.0 para placa de vídeo.
Pensando em upgrades futuros, utilizaremos memória RAM T-Force Vulcan 3000MHz na configuração 1×8, em Single Channel. No futuro, o cliente adquirirá um outro pente de 8GB, e as memórias totalizarão 16GB em Dual Channel.
O componente principal para rodar os jogos é a placa de vídeo. Nesse caso, colocaremos uma placa offboard de modelo AMD Radeon RX 580 8GB WindForce. Com ela, é possível rodar com tranquilidade os jogos em qualidades altas e sem que ocorram perdas de FPS. Ela possui um ótimo custo-benefício e atenderá perfeitamente às solicitações dos programas de edição.
Para fins de armazenamento, utilizaremos um SSD de 120GB Sata III. Os SSDs aceleram a inicialização, o carregamento dos jogos, e funções rotineiras como abrir pastas e programas usuais. É possível ainda adicionar um HD nesta configuração, caso seja necessário mais espaço de armazenamento bruto.
Para sustentar nosso setup, utilizaremos uma fonte de 650W 80 Plus. É mais do que o necessário para a configuração atual, no entanto, é utilizada pensada nas futuras melhorias.
O gabinete escolhido é um lançamento da Pichau, o modelo Pichau Darth Glass. Ele possui lateral em vidro temperado e frente Mesh, que garante uma excelente refrigeração e ventilação.
É importante lembrar que o valor desse computador pode variar de acordo com a data em que se deseja efetuar a compra.
Você pode montar o PC clicando aqui.
Confira também: PC Gamer por menos de 3500 reais para rodar TUDO