Nesta semana, vamos montar aqui e em nosso canal do YouTube, o melhor PC Gamer para rodar tudo por até 3000 reais. Confira abaixo a opção mais interessante atualmente dentro deste orçamento para jogar o que quiser. Além disso, é possível realizar qualquer tarefa de home-office ou estudo à distância. Vale lembrar que aos sábados, a partir das 19h, fazemos lives no canal da Pichau e, durante ela, ocorrem sorteios.
Nosso setup deve suportar a décima geração e permitir que o usuário jogue o que quiser. Então, utilizaremos a ferramenta “Monte seu PC”, disponível no site da Pichau. Ressaltamos que mesmo usando esse recurso, a máquina vai montada e pronta para uso para seu endereço de entrega.
Componentes
Iniciando nossa montagem pelo processador, optamos por uma plataforma da marca Intel. Nosso orçamento é de 3.000 reais, por isso, instalamos um Pentium Gold G6400, de décima geração. Ele conta com dois núcleos reais, 4 threads e 4MB de Cache e atende nossas necessidades atualmente. Dentro dos jogos, o desempenho do G6400 é próximo ao do i3 9100F. Contudo, caso fizéssemos a opção do 9100F, não teríamos acesso à nova geração da Intel.
Na nossa placa-mãe, vamos de H410M da Gigabyte, o chipset mais básico para décima geração. Ela conta com a tecnologia M.2 e um slot PCI Express x16. Além disso, o número de conexões do tipo SATA de 6GB nesta placa é 4.
Na memória RAM, utilizaremos Single Channel, por questões de economia, uma vez que precisamos nos adequar ao orçamento de 3.000 reais. Em Dual Channel, se ganha aproximadamente entre 8 e 12% de performance, entretanto, é mais caro. No futuro, é possível fazer um upgrade e ficar com 16GB em Dual Channel.
O componente principal para conseguirmos rodar os jogos é a placa de vídeo. É uma escolha difícil, pois, ou optamos por um modelo simples de entrada ou chegamos num valor relativamente caro para ser investido num só item, pensando no nosso orçamento. Sabendo de tudo isso, optaremos por uma 1650 D6, que já trabalha com memória GDDR6 e 4GB.
No armazenamento, precisamos decidir entre SSD e um HD. Pensando nas diferenças de velocidade e carregamento das tarefas, optamos por um SSD. Todavia, voltamos a mostrar que nosso orçamento é baixo e, por isso, seremos obrigados a utilizar um de somente 120GB. Relembramos que essa configuração é uma base e pode ser adequada de acordo com a necessidade do cliente.
Pelo fato de o gabinete não influenciar no desempenho da nossa configuração, visto que ela é de baixo consumo e não esquenta quase nada, optamos por um Mancer Stealth. Por mais que seja básico, ele supre nossas necessidades perfeitamente.
Uma fonte de 400W seria o suficiente para sustentar nosso setup, mas sabemos que está bem difícil de conseguir uma com essa quantidade (400W) no momento. Por isso, vamos com uma da Corsair de 550W com certificação 80 Plus e PFC ativo.
Orçamento Final
Por fim, podemos observar que o setup foi finalizado no valor de 2.945 reais à vista. Ou seja, apesar de o valor ser baixo para a montagem de um computador gamer dentro da décima geração, mostramos que é possível sim realizar essa tarefa. Em games mais pesados multiplayer, pode ser que o processador venha a sofrer um pouco, mas, no geral, será possível rodar os jogos de maneira tranquila.
Confira também: AMD está de volta ao jogo com as novas RTX 6000, veja preços e desempenho