De acordo com rumores recentes, a parceria firmada há 3 anos entre as gigantes Samsung e AMD para fabricação de unidades gráficas dos chips Exynos pode estar chegando ao fim. Segundo os boatos, a empresa sul-coreana não está satisfeita com a performance dos componentes e planeja começar a produzir suas próprias unidades gráficas.
- Microsoft Garante Que GPUs NVIDIA São As Melhores Opções Para IA
- Vazamento Indica GeForce RTX 50 Em 2025
O motivo principal do fim da aliança seria o desempenho abaixo do esperado do componente gráfico Xclipse 920, integrado ao Exynos 2200.
Caso a situação se confirme, o chip Exynos 2400, previsto para ser lançado no ano que vem, pode ser o último modelo da Samsung a contar com uma unidade gráfica da AMD. O componente será parte dos futuros Galaxy S24 e S24+, e promete oferecer o dobro de performance gráfica em relação ao Exynos 2200.
É importante lembrar que a Samsung possui um histórico de desenvolvimento das próprias tecnologias, e parece que está se preparando para criar sua própria unidade gráfica. Trata-se de um passo significativo que vai além dos smartphones.
A empresa busca ser mais competitiva em setores como automobilismo e inteligência artificial, e para isso precisa de um chip próprio.
Por fim, vale ressaltar que ainda não existem informações oficiais sobre o fim da parceria. Todavia, caso os rumores sejam confirmados, é possível que os futuros S25 contem com uma unidade gráfica feita pela Samsung no chip Exynos.