Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Overclocker quebra recorde em DDR5 sem uso de resfriamento especializado, confira

Usando a ASRock Z890 Taichi OCF, memórias CUDIMM DDR5 chegaram a 10.133MT/s

0

De acordo com uma publicação do WCCFTech do último domingo (08), a ASRock mostrou novamente a capacidade dos hardwares da marca em liderar no segmento de overclocking, desta vez com a placa-mãe Z890 Taichi OCF. A motherboard da marca alcançou uma marca de velocidade de memória DDR5 impressionante: acima de 10.000 MT/s.

O que chama mais atenção, entretanto, é que o feito foi realizado usando apenas resfriamento ambiente, sem a necessidade de soluções avançadas como nitrogênio líquido. Sendo assim, a corporação estabelece agora um novo marco no uso de dois módulos de memória DDR5 em configuração dual-rank, algo inédito para velocidades dessa magnitude.

No mais, é importante destacar que o recorde foi atingido pelo overclocker Nick Shih, muito conhecido e renomado no meio, que utilizou o kit V-Color Manta XFinity RGB DDR5. Com overclock manual, os módulos de 24 GB cada operaram a 5066 MHz (equivalente a 10.133 MT/s).

Tal desempenho é bastante expressivo, ainda mais considerando que a maioria dos módulos DDR5, mesmo em configurações single-rank, têm dificuldades para alcançar ou ultrapassar os 10.000 MT/s.

ASRock
Imagem: Reprodução/hkepc.com

Estabilidade comprovada

Como citado acima, o resultado torna-se ainda mais surpreendente quando consideramos que foi obtido sem qualquer resfriamento dedicado nos módulos de memória, apenas com os dissipadores de calor padrão fornecidos pelo fabricante.

Além disso, vale pontuar que o processador utilizado foi o Intel Core Ultra 9 285K, equipado com resfriamento líquido convencional, enquanto a placa-mãe Z890 Taichi OCF demonstrou estabilidade excepcional graças ao seu projeto de construção que é muito bem desenvolvido, cumprindo perfeitamente com a proposta do hardware.

Não é só a grande capacidade de overclock de memória que destaca a Z890 Taichi OCF. O modelo conta ainda com m sistema de entrega de energia de 27 fases VRM com SPS de 110A, o que oferece suporte sólido para overclocks de CPUs.

Inicialmente projetada para alcançar 10.000 MT/s com módulos single-rank, a ASRock superou suas próprias expectativas ao modificar suas especificações para 12.527 MT/s, conquistando uma posição bem interessante nesse mercado e se firmando ainda mais como líder no segmento de placas-mãe voltadas para entusiastas e profissionais de overclocking, atraindo aqueles que buscam o máximo desempenho com confiança.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x