É muito comum encontrar em fóruns espalhados na internet o termo gargalo, que assusta os gamers e entusiastas de hardware. Entretanto, nem todos sabem, na prática, o que isso significa. O termo faz analogia a um funil na boca de uma garrafa, onde o líquido despejado não entra de maneira uniforme. Mas afinal, o gargalo é prejudicial ao PC? Confira a resposta abaixo.
Em geral, não. O gargalo não é danoso ao computador. A única consequência deste fenômeno é uma entrega de desempenho menor do que a esperada para a configuração. Suponhamos que você tenha comprado uma RTX 3080 e a instalado em sua máquina com um processador Intel Core i3 9100-F. Nesse caso, a CPU limita o desempenho da GPU, fazendo com que sejam entregues menos FPS.
Outra situação parecida acontece em overclock. Desta vez, você possui um i9 11900-K e uma placa mãe Z590, mas o cooler instalado é o mais básico para processadores com um TDP de 65W. Nesta situação, o gargalo é térmico, pois o cooler impede que o overclock seja realizado e o desempenho maximizado.
Há ainda mais um caso que merece ser citado. Você é um editor, com 8 GB de memória RAM disponíveis mas o software utilizado está travando muito. Obviamente, o gargalo está na RAM, afinal, com o dobro da quantidade disponível, o programa ficaria muito mais fluído.
Por fim, ressaltamos que, com a evolução dos jogos, o gargalo pode ser o seu próprio PC. Por isso, é importante que, dentro do possível, sejam realizados upgrades no setup para que as peças acompanhem o ritmo. Verifique sempre a sua máquina para verificar se ela não possui o gargalo.
Confira também: Crunchyroll dará 3 meses de Xbox Game Pass grátis para assinantes