Recentemente, citamos aqui o Scalable Link Interface, ou simplesmente SLI, que é uma tecnologia desenvolvida pela NVIDIA que permite unir duas ou mais placas de vídeo em uma única saída de vídeo. Assim, as placas de vídeo trabalham paralelamente e compartilham o processamento de imagem. Desta forma, a velocidade da ação e a qualidade da imagem são aumentadas.
Todavia, a ideia inicial do SLI não surgiu na NVIDIA, e sim na 3Dfx, empresa posteriormente adquirida pela gigante, que em 2004 colocou duas placas de vídeo para processarem imagens simultaneamente e, por isso, fez com que o conteúdo exigido pelos jogos fosse requisitado metade em cada uma das placas de vídeo instaladas.
Logo de cara, a tecnologia possuía outro nome: Scan Line Interleaving. Após a aquisição da 3Dfx, a NVIDIA aprimorou o recurso e alterou seu nome para como o. conhecemos hoje.
É importante ressaltar ainda que o SLI não se trata de uma exclusividade da NVIDIA. A AMD, principal concorrente da empresa, possui uma tecnologia semelhante que recebe outro nome: CrossFire, descrita pela própria AMD como “a solução perfeita para quem exige desempenho extremo.”
Na prática, existem algumas condições para que o uso do SLI ou CrossFire seja possível. O número de slots do tipo PCI Express presentes na placa mãe e GPUs que serão utilizadas deve ser o mesmo. É necessário também que se tenha uma fonte potente e de boa qualidade para fornecer a quantidade necessária de energia e, além disso, ela deve conter o número de conectores de energia PCI Express para se conectar todas as placas.
Por fim, vale dizer que o gabinete precisa fornecer uma boa refrigeração e ventilação. Naturalmente, uma configuração com múltiplas placas de vídeo gera bastante calor.
Confira também: Melhor PC Gamer Para Rodar Tudo! | GTA V RP, Warzone, PUBG, Free Fire