Estamos de volta com mais uma sugestão de configuração. Desta vez, com menos de 2.800 reais, montaremos uma máquina com um bom desempenho, que consiga realizar multitarefas e até mesmo rodar alguns jogos sob algumas condições. Por conta da atual situação, está difícil adquirir um computador de alta performance por esse valor, sendo assim, estamos sugerindo um PC básico, mas de boa qualidade. No processo, utilizaremos o sistema de Monte seu PC, disponível no site da Pichau.
Processador
Escolhemos um AMD Ryzen 3 2200G. Trata-se de um processador que conta com placa de vídeo integrada. Possui quatro núcleos reais e quatro threads, que possibilitam a realização de algumas ações simultaneamente. Este modelo permite que tenhamos uma boa performance em nossa proposta. Além disso, conta com um clock básico de 3.5 GHz e um boost de 3.7 GHz. Utilizaremos o cooler box original deste processador.
Placa mãe
Por mais que a A320M seja mais barata e suporte nosso 2200G, não a escolheremos, pois a diferença de preço acaba não compensando. Além disso, ela não permite overclock no processador e nem na memória RAM. Pensando no futuro, iremos de Gigabyte B450M, que conta com dois slots de memória e possui um excelente custo-benefício, permitindo até mesmo um upgrade futuro no processador.
Memória RAM
Também pelo fato de que a diferença não compensa, utilizaremos memórias numa frequência de 3.200 MHz, ao invés de apenas 3.000 MHz. Faremos uso da tecnologia Dual Channel, e o modelo escolhido foi o TeamGroup T-Force Delta RGB de 8GB.
Armazenamento
O SSD é um item de suma importância e não muito valorizado e, por isso, optamos por um Lexar de 256GB com capacidade de leitura de 6GB/s. Ele possui uma boa capacidade, ótimo preço e ajudará nosso sistema a ser mais responsivo para tarefas usuais, como a abertura de programas e a inicialização.
Gabinete
O gabinete é um item que varia de acordo com o gosto pessoal. Em nosso caso, vamos usar um Mancer Rogue, que permite uma excelente ventilação e refrigeração e conta com lateral em vidro. Além disso, é um gabinete de muita qualidade e esteticamente bonito.
Fonte de alimentação
Para sustentar nosso setup, uma fonte de 400W é o suficiente. Todavia, optaremos por uma de 500W, que será mais útil e levará futuros upgrades. Por isso, escolhemos uma Mancer Thunder 500W com a certificação BRONZE 80 Plus.
Ao final da montagem, o valor foi de 2.757,96.
Confira também: Saiba mais sobre a NVIDIA na Computex 2021