Ícone do site Pichau Arena

NVIDIA revela 9º melhor supercomputador do planeta

NVIDIA

Imagem: NVIDIA

Na última quinta-feira (15), a NVIDIA revelou informações sobre a arquitetura Eos, seu novo supercomputador com foco em desenvolvimento avançado de inteligências artificiais. A novidade é a mais veloz do seu gênero e chega para competir em nível de servidores.

De maneira geral, são 576 sistemas DGX H100, sendo que cada um oito GPUs H100 para as IAs e workloads de computação de alta performance (HPC). Sendo assim, ao todo, são 4.608 H100 juntas. Para levar tudo isso, o Eos conta com 1.152 CPUs Intel Xeon Platinum 8480C, de 56 núcleos cada.

Em termos de performance, o supercomputador apresenta 121.4 FP64 PetaFLOPS e 18.4 FP8 ExaFLOPS de performance HPC e de inteligência artificial. Sendo assim, tais características colocam o conjunto como o 9º supercomputador com o maior desempenho do planeta entre os 500 mais poderosos em atividade.

No mais, o Eos faz uso do Mellanox Quantum-2 InfiniBand da NVIDIA, com tecnologia In-Network Computing, trazendo a velocidade de 400 GB/s.

Segundo a fabricante, o hardware será compatível com modelos de IA generativa, caso do ChatGPT, e com fábricas de IAs. Além disso, será capaz de montar supercomputadores personalizados.

A cada dia, Eos se mostra capaz de atender aos desafios de milhares de desenvolvedores da NVIDIA que realizam pesquisas de inteligência artificial, ajudando eles a resolver problemas que antes não tinham solução“, declarou a NVIDIA.

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile