Na última quinta-feira (15), a NVIDIA revelou informações sobre a arquitetura Eos, seu novo supercomputador com foco em desenvolvimento avançado de inteligências artificiais. A novidade é a mais veloz do seu gênero e chega para competir em nível de servidores.
- CEO Da NVIDIA Afirma Crer Que Setor De IA Valerá US$ 2 Trilhões Até 2029
- China Está Recondicionando GPUs NVIDIA GeForce RTX 2080 Ti Para Uso Em IA
De maneira geral, são 576 sistemas DGX H100, sendo que cada um oito GPUs H100 para as IAs e workloads de computação de alta performance (HPC). Sendo assim, ao todo, são 4.608 H100 juntas. Para levar tudo isso, o Eos conta com 1.152 CPUs Intel Xeon Platinum 8480C, de 56 núcleos cada.
Em termos de performance, o supercomputador apresenta 121.4 FP64 PetaFLOPS e 18.4 FP8 ExaFLOPS de performance HPC e de inteligência artificial. Sendo assim, tais características colocam o conjunto como o 9º supercomputador com o maior desempenho do planeta entre os 500 mais poderosos em atividade.
No mais, o Eos faz uso do Mellanox Quantum-2 InfiniBand da NVIDIA, com tecnologia In-Network Computing, trazendo a velocidade de 400 GB/s.
Segundo a fabricante, o hardware será compatível com modelos de IA generativa, caso do ChatGPT, e com fábricas de IAs. Além disso, será capaz de montar supercomputadores personalizados.
“A cada dia, Eos se mostra capaz de atender aos desafios de milhares de desenvolvedores da NVIDIA que realizam pesquisas de inteligência artificial, ajudando eles a resolver problemas que antes não tinham solução“, declarou a NVIDIA.