De acordo com uma publicação do VideoCardz da última terça-feira (12), a NVIDIA está oficialmente focando sua produção na próxima geração de GPUs, a série GeForce RTX 50, com apenas uma GPU da geração atual ainda em fabricação.
Segundo fontes da indústria, a produção de modelos da série RTX 40, incluindo os populares RTX 4060 e 4070, está sendo encerrada para abrir espaço para a nova arquitetura “Blackwell“. A mudança é muito planejada e estratégica, visando garantir que a verdinha possa atender à demanda quando as novidades forem lançadas, principalmente com a estreia do aguardado modelo topo de linha, a RTX 5090.
- NVIDIA e TSMC: como Jensen Huang recusou uma oferta para liderar a TSMC
- NVIDIA anuncia jogo Indiana Jones grátis em compra de GPUs RTX, confira
Uma nova era com a série RTX 50
A série RTX 50 trará avanços importantes em performance e eficiência. A arquitetura Blackwell promete melhorias grandes em tecnologias como Ray Tracing e inteligência artificial, graças a um design mais eficiente e tecnologias de memória aprimoradas, como o novo GDDR7.
Com essas inovações, a série de novidades oferecerá desempenho ainda melhor que o visto nas GPUs RTX 40, mantendo o compromisso da NVIDIA em atender à demanda cada vez maior por alta performance gráfica, seja para jogos, design ou inteligência artificial. Este ponto, inclusive, é um dos fatores que mais fortalece o time verde e, recentemente, influenciou diretamente no fato de a corporação ter se tornado a mais valiosa do mundo.
Estoque e transição da série RTX 40
Apesar da produção da série RTX 40 estar sendo reduzida, os estoques existentes continuarão disponíveis no varejo por mais alguns meses. A maioria das linhas de produção foi realocada para a fabricação da série RTX 50, com exceção do chip AD107, usado em GPUs de entrada, como a RTX 4060, que ainda estará em produção temporariamente.
Muitos rumores apontam para a NVIDIA anunciando oficialmente as placas RTX 50 no evento CES 2025 (Consumer Eletronics Show), em janeiro, com lançamentos progressivos das novas GPUs ao longo de 2025. Entretanto, outros boatos afirmam que os comandados por Jensen Huang podem adiantar o processo e revelar os chips antes disso.
No mais, ao que tudo indica, o modelo de entrada, a RTX 5060, pode chegar até março, enquanto o modelo topo de linha, RTX 5090, é aguardado já para o início do ano. Confira abaixo um resumo dos vazamentos até o momento:
- RTX 5090/5090D/5080: Janeiro de 2025
- RTX 5070/5070 Ti: Fevereiro de 2025
- RTX 5060/5060 Ti: Março de 2025