De acordo com uma publicação do TechPowerUp da última quinta-feira (09), analistas afirmam que a NVIDIA já está se preparando para a arquitetura “Rubin”, e diversos fatores apontam para o início da produção já no último trimestre de 2025.
A informação chama atenção, uma vez que essa seria a geração posterior à “Blackwell”, que sequer foi lançada oficialmente pela corporação até o momento.
- AMD Replica NVIDIA E Defende Performance De GPUs Radeon Em IA
- Vazamentos Apontam Para Chegada De GPU NVIDIA GeForce RTX 5080 Antes Da RTX 5090
Inicialmente, a notícia foi dada por Mich-Chi Kuo, analista da TF International Securities, que, além disso, revelou que a primeira placa de vídeo a ser produzida será a R100.
Vale destacar que a arquitetura homenageia Vera Rubin, astrônoma estadunidense que contribuiu muito para a ciência, sendo conhecida como “rainha das galáxias” por seus estudos envolvendo curvas de rotação de galáxias espirais.
O analista informa ainda que as novidades apresentarão um grande salto de desempenho, e o design será um dos focos. A ideia da NVIDIA é repaginar as GPUs para um formato que reduza significativamente o consumo de energia.
No mais, a corporação comandada por Jensen Huang seguirá os protocolos já conhecidos, revelando as placas primeiro para parceiros comerciais e, em seguida, liberando acesso prévio para alguns clientes visando avaliações e construção de sistemas compatíveis.
Por fim, é fato que os chips NVIDIA “Rubin” chegarão com muito foco em inteligência artificial e devem elevar o nível da tecnologia.