De acordo com uma publicação do WCCFTech desta sexta-feira (13), líderes de grandes empresas de tecnologia, como NVIDIA, OpenAI, Google, Microsoft e Amazon, se reuniram neste mês com autoridades do governo dos EUA na Casa Branca para discutir o desenvolvimento de infraestrutura de inteligência artificial (IA).
A reunião teve como foco principal a crescente demanda energética e a necessidade de expansão de data centers para suportar o rápido avanço da IA, que exige enormes capacidades de processamento e armazenamento.
- Produção De Chips Da TSMC Nos EUA Atinge O Mesmo Rendimento Da Fábrica Em Taiwan Nos Testes Iniciais
- NVIDIA E Microsoft São Processadas Por Suposta Formação De Cartel E Violação De Patentes De IA
Entre os participantes, estavam Sam Altman (CEO da OpenAI), Jensen Huang (CEO da NVIDIA) e Ruth Porat (executiva da Google), além de representantes de alto escalão do governo dos EUA, como a secretária de Energia, Jennifer Granholm, e o conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan.
O governo anunciou a criação de uma força-tarefa interagências para acelerar o licenciamento e o desenvolvimento de novos data centers, essenciais para manter os Estados Unidos na liderança global da IA.
A crescente necessidade de energia foi um dos pontos centrais da discussão. Segundo previsões do Departamento de Energia, os data centers podem consumir até 9% da eletricidade gerada nos EUA até 2030, em comparação com os 4% atuais.
Com isso, foram debatidas formas de integrar fontes de energia renováveis, como solar e eólica, e modernizar a rede elétrica para atender à demanda, sem comprometer os objetivos ambientais do país, como a descarbonização do setor de energia até 2035.
A IA como geradora de empregos
Além disso, empresas como OpenAI e Google destacaram a importância de investir em infraestrutura de IA no território americano, ressaltando os benefícios econômicos e a criação de empregos, especialmente diante da crescente competição com países como a China, que também busca se consolidar como líder global em IA.