Conforme uma publicação do TechPowerUp desta sexta-feira (12), a NVIDIA reforçou que os relatos de instabilidade feitos por usuários podem estar sendo causados pelas CPUs Intel de 13ª e 14ª Geração da linha Raptor Lake e Raptor Lake Refresh, e os modelos de alto desempenho da série “K” podem ser são os principais afetados.
- Intel Descontinuará Processadores Core Raptor Lake “K” Ainda Em 2024
- Confira O Resumo Do Apresentado No Intel Vision 2024, Evento De IA Da Intel
A declaração da fabricante afirma que em casos de perda de performance, erro de memória de vídeo, crashes em jogo ou falha ao iniciar determinados aplicativos do computador, os usuários devem buscar por assistência direta da Intel.
As instabilidades são percebidas principalmente em workloads exigentes, caso por exemplo dos jogos produzidos em Unreal Engine 5. Além disso, em tarefas de compilação de sombreamento, que também exigem muito do processador e das GPUs, problemas também podem ser notados.
É importante ressaltar que a Intel já está ciente das questões e inclusive abriu uma página oficial dedicada ao problema, que será responsável pelo suporte para os casos. Todavia, a corporação não divulgou até o momento uma solução direta.