De acordo com uma publicação do WCCFTech desta segunda-feira (29), a NVIDIA está reduzindo o fornecimento das placas de vídeo da série GeForce RTX 40, sendo os SKUs RTX 4070 e RTX 4060 os principais afetados.
As parceiras comerciais da empresa comandada por Jensen Huang já ligaram o sinal de alerta e temem uma escassez da linha já a partir do próximo mês. Diversas fontes afirmam que as linhas de produção estão limitadas, com o abastecimento sendo reduzido em até 50%.
- Queda nas ações afeta NVIDIA e outras empresas de IA
- NVIDIA planeja versão da GPU B200 para o mercado chinês em meio às sanções dos EUA
Em relação aos motivos para esta medida, existem diversas interpretações. Alguns especialistas de Taiwan garantem que a corporação está focada em hardware para inteligência artificial, o que está causando a redução.
Por um outro lado, o BoardChannels afirma que a quantidade de GPUs GeForce RTX 40 está sendo afetada por problemas com o fornecimento de memórias GDDR6X, que estão enfrentando dificuldades com o controle de qualidade.
Existe ainda uma terceira opinião, vinda do UDN, que aponta que a NVIDIA está estrategicamente reduzindo a produção e elevando os preços. Inicialmente, a intenção da marca era realizar esta ação somente com os modelos de entrada, como a RTX 4060, mas a decisão acabou se estendendo para os demais SKUs da série.
De maneira geral, parece claro que a corporação quer evitar excesso de estoque já se planejando para o lançamento da linha RTX 50, visto que a tendência do público é aguardar para comprar o hardware mais recente.