A NVIDIA, em parceria com a Colorful, anunciou o GPU History Museum, primeiro museu da história das placas de vídeo, localizado no Parque Industrial da Nova Geração de Shenzhen, na China. No acervo, estão desde os primeiros protótipos de GPUs, dos anos 1980, até as mais atuais, e dentre elas existem até mesmo modelos raros.
Como mostra o museu, a “primeira placa de vídeo”, baseada no chip NV1, só foi oficialmente lançada pela NVIDIA em 1995. Quatro anos depois, a linha de GPUs GeForce começou a engatinhar, com a chegada da GeForce 256, que é considerada a primeira GPU de toda a história. Entre os modelos raros, se encontra o Rage Fury MAXX, primeira placa de vídeo dual-chip da ATI.
O museu não se limita a GPUs, e conta também com adaptadores gráficos desenvolvidos pela IBM, 3Dlabs, Intel, S3, Trident, 3Dfx, e outras fabricantes. Existe ainda um foco em homenagear os esportes eletrônicos, especialmente na China. É importante ressaltar que o espaço ainda não está aberto para visitação, mas deve ficar em breve, de acordo com a Colorful.
Por fim, é importante citar outra experiência incrível que será proporcionada aos visitantes do museu: jogar em estações de 2021. Num simulador de corrida totalmente único e bem equipado, contando inclusive com um cockpit de realidade virtual, o público poderá se divertir e se impressionar com o avanço da tecnologia.
Via: TechPowerUp
Confira também: Testamos os novos SSDs FireCuda, que são até 54x mais rápidos que um HD