De acordo com uma publicação do CNBC desta sexta-feira (22), a NVIDIA revelou que a demanda pelos seus chips de nova geração, Blackwell, superará as previsões iniciais. Em uma entrevista recente, o CEO Jensen Huang destacou que o interesse pelo Blackwell é “insano“, impulsionado pelo uso crescente em inteligência artificial e computação de alto desempenho (HPC).
A expectativa é de que a nova linha ultrapasse largamente e rapidamente as vendas de seu predecessor, Hopper, que já foi muito bem-sucedido.
- NVIDIA apresenta H200 NVL: IA e HPC de alta eficiência que chega para mudar os datacenters
- NVIDIA anuncia receita recorde de US$35 bilhões no 3º trimestre de 2024
O Blackwell é construído sobre uma nova arquitetura que promete avanços muito importantes em eficiência e potência, como maior densidade de transistores e melhorias no desempenho de tarefas de IA. O chip tem capacidade para entregar até 30 vezes mais eficiência em inferência de IA comparado ao Hopper, além de um desempenho até 2,5 vezes superior em aplicações gerais de IA.
Grandes empresas, incluindo Amazon Web Services, Google Cloud e Microsoft Azure, já reservaram milhares de unidades para suas infraestruturas de computação em nuvem.
O aumento na procura reflete a crescente competição entre gigantes da tecnologia no uso de GPUs para treinar modelos avançados de IA, como os modelos de linguagem de grande escala (LLMs). Para que se tenha ideia, um bom exemplo é o Google, que adquiriu sistemas compostos por dezenas de GPUs Blackwell para competir no mercado de IA liderado por empresas como OpenAI e Meta.
Desafios na produção
Apesar da alta demanda, a NVIDIA enfrenta desafios de produção. O Blackwell introduz um design de múltiplos chips que pode melhorar o rendimento, mas também aumenta a complexidade de empacotamento, o que pode limitar a capacidade da empresa de atender à demanda inicial, embora Huang afirme que esforços estão em andamento para acelerar a fabricação e o fornecimento.
Com o mercado de IA crescendo exponencialmente, as expectativas de receita com Blackwell também são altas. Estimativas indicam que esses chips podem contribuir com bilhões de dólares em vendas já no próximo ano, reforçando a liderança da verdinha no setor.