Nesta quinta-feira (15) o editor do portal WCCFTECH, Hassan Mujtaba divulgou por meio de tuíte uma imagem que parece confirmar o nome da arquitetura utilizada na próxima geração de GPUs da NVIDIA. A dica faz menção à Ada Lovelace, que apresentou os “Números de Bernoulli”, icônico algoritmo utilizado na Máquina Analítica no ano de 1842.
- Suposta RTX 4090 Gaming OC Da Gigabyte Tem Fotos Vazadas
- Intel Arc A380 Da GUNNIR Tem Pré-Venda Anunciada
Hassan Mujtaba encontrou a referência mostrada em um vídeo que a NVIDIA divulgou na noite desta quarta-feira (14). No teaser é possível ver o que parece ser um diagrama com informações matemáticas seguido da hashtag #ProjecBeyond. Veja:
Numbers of Bernoulli.
The algorithm for the Analytical Engine.
Ada lovelace confirmed! https://t.co/lkHop4JE9c pic.twitter.com/W0cS36ChSo
— Hassan Mujtaba (@hms1193) September 15, 2022
O teaser faz referência ao Project Beyond, que tem sido divulgado aos poucos nas redes sociais da companhia do setor de hadware e deverá ter todas as informações anunciadas durante a GTC 2022, que também terá a divulgação da linha NVIDIA GeForce RTX 40.
Ada Lovelace
Ada Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa, que viveu entre o ano de 1815 e 1852. Nascida como Augusta Ada Byron King, Condessa de Lovelace, é filha do famoso poeta britânico Lord Byron.
Ada desenvolveu o primeiro algoritmo, nomeado de “Números de Bernoulli”, utilizado pela Máquina Analítica — espécie de calculadora —, desenvolvida por Charles Babbage. Por seu trabalho, é considerada a primeira programadora da história. Veja:
A NVIDIA e suas arquiteturas
Em um dos materiais divulgados pela empresa multinacional da GTC 2018, é possível ver não apenas Ada Lovelace, mas também várias outras personalidades históricas responsáveis por produzir e criar tecnologias e teorias utilizadas até hoje.
A NVIDIA é conhecida por basear os nomes de suas arquiteturas em matemáticos, cientistas e físicos famosos por fazer parte no desenvolvimento de tecnologias que ajudaram a humanidade — e a computação —, a chegar no patamar que vivemos hoje.
Com a confirmação — segundo o WCCFTECH —, é possível que outros nomes da lista divulgada anteriormente figurem nas próximas arquiteturas desenvolvidas pela NVIDIA nos anos seguintes.