De acordo com informações publicadas no último sábado (19), a NVIDIA adotará os 3 nm para suas próximas GPUs com produção feita pela TSMC e que, além disso, a geração “Blackwell” também deve contar com compatibilidade com o Display Port 2.1. As informações foram dadas com antecedência peloo leaker “Kopite7kimi”.
- Intel Arc A770 Recebe Driver Com Atualização Que Aumenta Performance Com IA
- TeamGroup Lança Memórias RAM DDR5 Ecológicas
O movimento parece fazer sentido e visar acompanhar os avanços da rival AMD, que lançou em 2022 sua arquitetura RDNA 3. Não foi informado, no entanto, qual versão do TSMC 3 será utilizada.
Damn, we must adjust our evaluation of RTX 5090/5080.
— kopite7kimi (@kopite7kimi) November 15, 2023
Além disso, o VideoCardz afirma que na linha RTX 50 a NVIDIA passará a utilizar a interface PCIe 5.0 para se adaptar melhor à concorrência. Trata-se de uma ação natural, uma vez que os possíveis novos avanços devem vir a tornar ultrapassada a presença da interface PCIe 4.0, que é usada atualmente.
Todavia, nenhuma das informações transparece se as tão aguardadas novas placas de vídeo da NVIDIA serão lançadas em 2024 ou se o prazo será estendido para 2025.
A dúvida é pertinente, pois a fabricante já deixou claro que deve investir pesado em inteligência artificial no próximo ano. Além disso, o lançamento das GeForce RTX 40 SUPER para o início de 2024 também pode servir para preencher uma lacuna temporária.