Nesta terça-feira (17) a NVIDIA disponibilizou uma atualização para a tecnologia RTX Video Super Resolution 1.5 (VSR) e agora as placas de vídeo RTX 20 também podem fazer uso do recurso. Além disso, a melhoria visa deixar a ferramenta de vídeo mais fluída.
- Microsoft mostra novos detalhes sobre o Project Silica, nova tecnologia de armazenamento de 7TB
- Intel anuncia Raptor Lake Refresh, 14ª geração de processadores Intel Core para desktop
O VSR, lançado pela NVIDIA no início de 2023, trata-se de um software de aumento de inteligência artificial que utiliza da aceleração Tensor Core para aprimorar a reprodução de vídeos em diversas plataformas, como o YouTube e serviços de streaming, nos navegadores Google Chrome e Microsoft Edge.
A atualização liberada hoje pela NVIDIA é o primeiro grande upgrade da tecnologia, garantindo que mais modelos de GPUs possam aproveitar a melhoria na qualidade de imagem.
Confira abaixo todas as novidades implementadas pela NVIDIA:
- Suporte para GPUs da série RTX 20: RTX Video Super Resolution (VSR) 1.5 traz suporte para GPUs da série RTX 20, permitindo um novo padrão de qualidade de streaming de vídeo para milhões de usuários que utilizam os primeiros modelos RTX;
- Atualizações do modelo de IA para melhorar a qualidade da imagem: com base no feedback de usuários e revisores, A NVIDIA se concentrou em melhorar o VSR em cenários e casos de uso específicos para maximizar a qualidade da imagem e, ao mesmo tempo, minimizar os artefatos errôneos. Atualizaram os modelos para melhorar a redução de artefatos, aumentar a retenção de detalhes e reduzir o processamento excessivo de texturas;
- Nova escala de resolução nativa 1:1: Ao assistir a uma transmissão na resolução nativa do monitor (720p, 1080p e 1440p), o VSR 1.5 se concentrará na redução de artefatos enquanto melhora sutilmente outros aspectos da qualidade da imagem.
“O retreinamento do modelo VSR AÍ ajudou-o a aprender a identificar com precisão a diferença entre detalhes sutis e artefatos de compactação. Como resultado, as imagens aprimoradas por IA preservam os detalhes com mais precisão durante o processo de aprimoramento. Os detalhes mais sutis são mais visíveis e a imagem geral parece mais nítida e nítida do que nunca. A novidade da versão 1.5 é a remoção de artefatos de vídeo reproduzidos na resolução nativa da tela. A versão original apenas aprimorou o vídeo quando ele estava sendo ampliado. Agora, por exemplo, o vídeo 1080p transmitido para uma tela com resolução 1080p parecerá mais suave à medida que artefatos pesados forem reduzidos”, declarou a NVIDIA.