Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

NVIDIA apresenta H200 NVL: IA e HPC de alta eficiência que chega para mudar os datacenters

Saiba mais detalhes sobre a novidade apresentada durante o Supercomputing 2024

0

Conforme publicado pela Forbes na última segunda-feira (18), durante o Supercomputing 2024, a NVIDIA anunciou a disponibilidade de sua nova GPU H200 NVL PCIe, que chega para consolidar ainda mais a liderança da marca no campo da computação de alto desempenho (HPC) e inteligência artificial (IA).

Baseada na arquitetura Hopper, a placa é otimizada para cargas de trabalho muito intensas, como modelos de IA generativa e inferências em larga escala, destacando-se pelo uso de memória HBM3e ultrarrápida e uma largura de banda impressionante de 4,8 terabytes por segundo (TB/s).

O H200 NVL é projetado para ser instalado em racks corporativos resfriados a ar, oferecendo flexibilidade para data centers que buscam eficiência energética. A solução utiliza ainda a tecnologia NVLink de última geração, permitindo comunicações GPU-GPU até sete vezes mais rápidas do que a interconexão PCIe de quinta geração, o que melhora o desempenho em tarefas como o ajuste fino de grandes modelos linguísticos e inferências complexas.

Além disso, a GPU é fornecida com uma assinatura de cinco anos para o NVIDIA AI Enterprise, um conjunto de ferramentas que acelera a implantação de modelos de IA em ambientes corporativos.

No mais, o H200 NVL apresenta um consumo energético reduzido, com um TDP máximo de 600 watts, sendo uma solução mais eficiente em relação ao modelo SXM, que exige refrigeração líquida.

NVIDIA
Imagem: Reprodução/NVIDIA

Impacto no setor de IA e HPC

Por fim, o lançamento da GPU H200 NVL PCIe deixa bem clara a intenção da NVIDIA em seguir fornecendo hardware de ponta para IA e HPC, o que consequentemente continua deixando a marca cada vez mais em evidência no setor.

Com a capacidade de memória ainda maior e desempenho aprimorado, o chip atende às demandas de empresas que dependem de simulações avançadas e modelos de aprendizado profundo. A inovação chega num momento muito importante e que parece ter sido muito bem calculado pela verdinha, visto que se alinha à uma necessidade cada vez maior de eficiência e potência em soluções de computação para ciência, finanças e tecnologia.

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x