No último sábado (29), o driver GeForce 466.27 foi anunciado pela NVIDIA, e é o responsável por implementar um limitador de mineração nas novas RTX 3060, que chegarão a partir de maio. Vale lembrar que a fabricante já tentou fazer isso, mas rapidamente o software foi ignorado por mineradores.
Fontes internas do VideoCardz afirmam ainda que a NVIDIA também instalará o driver em outras placas da linha RTX 30, formando a variação Lite Hash Rate (LHR). A medida é mais uma das tentativas da empresa em fazer com que estes modelos sejam utilizados para seu propósito inicial: jogos. Além disso, a fabricante disponibilizou CMPs (Cripto Mining Processors) voltadas exclusivamente para atividades de mineração de criptomoedas.
De acordo com as especificações, o GeForce 466.27 é uma nova versão aprimorada do antigo driver implementado pela NVIDIA. As novas versões LHR contarão com uma nova PCI Device ID (2504), que impedirá que elas sejam compatíveis com versões de driver anteriores.
O termo LHR é apenas uma diferenciação interna do fabricante, e não é de uso comercial. Assim, as placas LHR chegarão ao mercado de maneira comum e apenas substituirão as versões anteriores nas lojas. Elas serão distribuídas ainda esse mês e devem estar disponíveis em junho.
Por fim, o VideoCardz afirma ainda que a RTX 3090 talvez não receba o driver GeForce 466.27, todavia, seu chip receberá a atualização do ResizableBAR. Vale lembrar que nenhum desses anúncios foi feito oficialmente, e tratam-se apenas de informações fornecidas por fontes internas.
Via: Adrenaline, VideoCardz
Confira também: SSDs da GALAX usados para mineração perderão a garantia