De acordo com uma publicação do TechPowerUp desta sexta-feira (02), a NVIDIA está sendo acusada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos de realizar práticas antitruste durante a venda e locação de suas GPUs para inteligência artificial (IA) e de seus equipamentos de rede para servidores.
O mais impressionante, entretanto, é que segundo o “The Information“, a denúncia foi feita por potenciais clientes, e não por concorrentes. O portal afirma ainda que os consumidores de nuvem são pressionados a adquirir mais de um produto, funcionando como uma espécie de venda casada.
- AMD segue os passos da NVIDIA e começa a se tornar empresa de IA
- Apple revela não usar GPUs NVIDIA em suas IAs, Google é a escolhida da marca
A principal reclamação afirma que a NVIDIA tem cobrado mais caro em seus produtos de infraestrutura para servidores para clientes que fazem uso de aceleradores de IA de concorrentes, como AMD e Intel.
Vale ressaltar que o hardware para inteligência artificial é uma escolha baseada principalmente na preferência dos usuários. As rivais da corporação comandada por Jensen Huang oferecem produtos muitas vezes mais baratos, além de que o tempo de espera pelas GPUs da verdinha é maior na imensa maioria dos casos.
No mais, também está sendo investigado se a NVIDIA tem feito contratos que obrigam seus clientes a comprarem múltiplas gerações de produtos, como Ampere, Hopper e o futuro Blackwell.
Além disso, especula-se também que a marca pode ter forçado os consumidores a adquirirem uma espécie de pacote, incluindo GPUs, sistema de servidores e equipamento de rede. Existe ainda a possibilidade de uma venda casada que envolve softwares e serviços da empresa.
Impactos são imediatos
Assim que a notícia da investigação surgiu, já foi possível observar uma queda de 3,6% nas ações da NVIDIA, que promete colaborar com a Justiça dos EUA.
“Competimos baseado em décadas de investimento e inovação, escrupulosamente seguindo todas as leias, fazendo da NVIDIA abertamente disponível em cada nuvem e local de cada empresa, garantindo que os consumidores possam escolher qualquer solução que se adequará melhor a eles“, afirma a marca.