NVIDIA e AMD investirão na produção de SoCs ARM para computadores com Windows
Produção pode ser iniciada no ano de 2025
Nas últimas semanas surgiram boatos de que a Microsoft estava planejando trabalhar com a NVIDIA e a AMD para produção de SoCs ARM para computadores com o Windows, não renovando portanto o contrato com a Qualcomm que vai até o final de 2024. Nesta terça-feira (24), Jay Goldberg, presidente da empresa de consultoria D2D Advisory, confirmou os rumores.
- Qualcomm Snapdragon X Elite É Apresentado Oficialmente E Surpreende
- Rumores Indicam Que AMD Pode Lançar Novos Processadores Mobile Ryzen 9 7840HX E 7940HX
A partir de 2025, NVIDIA e AMD produzirão SoCs ARM para PCs com Windows. A decisão da Microsoft busca movimentar o mercado, hoje dominado pela Intel, e dar mais opções tanto para fabricantes quanto para o consumidor.
“A Microsoft aprendeu na década de 90 que não quer depender da Intel novamente, não quer depender de um único fornecedor”, disse Goldberg. “Se a ARM realmente decolasse em PC (chips), eles nunca deixariam a Qualcomm ser o único fornecedor.”
O maior desafio da transição se dá por questões de compatibilidade. Atualmente, a maior parte do software mundial é escrita para rodar na arquitetura x86, e não em sistemas ARM. Uma opção, por exemplo, seria reescrever o Windows para rodar nativamente no ARM, mas a Microsoft deve investir em melhorias na tradução entre o software e o silício.
Essa deve ser a primeira experiência da AMD com chips baseados em ARM. A NVIDIA, contudo, já desenvolve processadores nesse formato há algum tempo por conta de seus servidores e chips de IA.