De acordo com uma notícia publicada pelo Tom’s Hardware nesta quinta-feira (02), a NVIDIA revelou o poder de suas GPUs RTX lidando com inteligência artificial. A empresa mostrou que suas placas são melhores do que as NPUs exigidas pela Microsoft para executar tarefas relacionadas às IAs.
A corporação de Jensen Huang usou benchmarks mostrando que seus chips são capazes de superar notebooks e PCs mais modernos, caso por exemplo do M3 Max, da Apple.
- Watercoolers Ficarão Mais Caros Com A Chegada Das GPUs NVIDIA Blackwell
- GPUs NVIDIA H100 Começam A Apresentar Redução No Preço No Mercado Chinês
Representantes da NVIDIA, inclusive, afirmaram que os processadores modernos de concorrentes como Intel, AMD, Apple e Qualcomm, que possuem entre 10 e 45 TOPS de desempenho, são suficientes somente para tarefas “muito básicas” quando são avaliadas todas as cargas de trabalho das IAs.
Conforme disse a empresa dona das GPUs RTX, para tarefas como edição de fotos, geração de imagens, upscaling de imagem e assistência de codificação aprimorada via IA, os processadores com NPU ainda estão em níveis simples, ou até mesmo não conseguem lidar com as necessidades.
No mais, a NVIDIA garante que suas placas de vídeo são capazes de executar todas essas tarefas tranquilamente, entregando mais desempenho e qualidade que seus rivais.
A corporação aproveitou a oportunidade para lembrar também que seus chips RTX contam com entre 100 até mais de 1.300 TOPS, a depender do modelo, e por isso, as GPUs da marca são consideradas equipamento “premium” para lidar com as IAs.
Os NPUs, por um outro lado, são classificados como “básicos”. A NVIDIA cita, por fim, a capacidade de suas placas em computação em nuvem, descrita como “massiva”.