Montamos o PC Gamer ideal para 2021
Ano após ano, alguns componentes surgem no mercado, ao passo que outros tornam-se ultrapassados. Em 2020 não foi diferente, novos modelos apareceram no mercado e alguns deixaram a linha de produção. Sabemos que tudo isso pode causar dúvidas na hora de montar um PC gamer e, por isso, mostraremos a configuração ideal para este 2021. Confira!
Processador
Logo de cara, escolhemos um modelo da nova geração de processadores da AMD: o Ryzen 5 5600X. Dentre os modelos da última geração lançada pela AMD, este é o mais básico, trazendo as mesmas características do 3600X. Conta, portanto, com 6 núcleos e 12 threads no total. Além disso, possui um Clock Básico 3.7GHz e um Boost de 4.6GHz, com TDP de 65W.
Placa-mãe
Para utilizarmos um processador dessa categoria, precisamos de uma placa mãe que dê suporte a ele. O socket ainda é o AM4, mesmo da geração anterior. A AMD recomenda que utilize-se de chipsets B550 e X570, pois possuem os melhores VRM. Por isso, optamos por uma Asus TUF B550M-Gaming. Ela suporta overclock e futuros upgrades tranquilamente.
Memória RAM
Com o intuito de obtermos o melhor desempenho possível, utilizaremos as memórias numa frequência bem alta: 4000 MHz. Serão 16GB DDR4 T-Force Xcalibur. Fazendo uso da tecnologia Dual Channel, a performance é entre 8 a 12% melhor.
Placa de vídeo
Sabe-se que o Ryzen 5 5600X é o suficiente para desbancar processadores da geração anterior da Intel e da própria AMD, que entregariam melhor desempenho dentro de jogos. Sabendo disso, fica evidente que podemos instalar qualquer placa de vídeo, até mesmo uma 3080, que o 5600X levará sem problemas de gargalo. Assim, instalaremos uma Galax Geforce RTX 3070 EX OC Gaming, que rodará os jogos em boa qualidade, boa taxa de FPS e resolução Full HD.
Armazenamento
Escolhemos um SSD nvme 1TB T-Force. É um SSD muito rápido e com uma capacidade de 1TB que permite um armazenamento sem dificuldades. Esse componente ajudará nosso sistema a ser mais responsivo para tarefas usuais, como a abertura de programas e a inicialização.
Fonte de alimentação
Para sustentar nosso setup, uma fonte de 500W é o suficiente. Todavia, relembramos que ela precisa ser de boa qualidade. Por isso, escolhemos uma Pichau Gaming NIDUS 500W com aprovação pelo Cybernetics e certificação 80 Plus.
Gabinete
Aqui, utilizaremos uma novidade da Pichau: o Pichau Gaming CARRIER II RGB. Ele possui lateral em vidro, conta com excelente sistema de refrigeração e suporta hardwares bem pesados. Além disso, é muito agradável esteticamente e conta com iluminação RGB. Para fins estéticos, colocamos mais um kit de ventoinhas Pichau Gaming Feather, com iluminação RGB.
Confira também: Melhor PC Gamer possível até 2.500 reais (atualizado)
Talvez seja ideal, mas não ideal para o bolso.
oi poderia montar um pc gamer bom que rode jogos pesados e que seje o melhor que vcs já fizeram até hoje
essa vga hj em dia tá inviável 😐