Segundo uma publicação do TechPowerUp desta quarta-feira (07), a Microsoft está tendo conversas com a Intel para que a empresa entre no lugar da AMD na próxima geração de consoles Xbox. A ideia é construir um SoC totalmente fabricado nos Estados Unidos, da fabricação do Silício até a embalagem.
O canal do YouTube “Moore’s Law is Dead“ afirma que o time azul está muito interessado em roubar o lugar de sua concorrente na fabricação do console. Atualmente, os Xbox Series são feitos com as CPUs Zen2 e as iGPUs RDNA 2, que são usadas principalmente como requisito para o DirectX12 Ultimate.
A movimentação da Intel parece ser muito bem planejada. Recentemente, a marca conseguiu realizar avanços consideráveis em suas microarquiteturas de CPU e gráficos da próxima geração, e ainda em 2024 a estrutura Xe² “Battlemage” chegará.
É importante ressaltar também que rumores indicam o lançamento de uma nova plataforma para 2026, e os boatos sugerem o uso de tecnologias futuras, como os processadores “Lunar Lake” ou “Panther Lake” e até mesmo as iGPUs Xe³ “Celestial”.
Por fim, vale lembrar que a Microsoft e a Intel já trabalharam juntas na produção de um console. O Xbox original, lançado em 2001, utilizava a CPU Pentium 3 “Coppermine“, além da GPU GeForce 3, da NVIDIA.